Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Planejamento Estratégico



A Sociedade exige da Administração Pública serviços públicos de melhor qualidade, e para atender as demandas da sociedade, a atuação institucional não pode ocorrer de forma improvisada, a utilização de recursos públicos deve ser muito bem planejada.

Neste contexto, o planejamento se constitui como a primeira e mais importante função no processo administrativo. A função de planejamento é responsável pelo diagnóstico da situação, definição de objetivos, metas, valores e estratégias institucionais.

O Planejamento Estratégico do IFRO consiste no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), está em vigência o PDI para o quadriênio 2018 a 2022. Este plano norteia as ações institucionais, organização e gestão de pessoas e recursos institucionais.

Durante o seu quinquênio de vigência, o PDI orientará a elaboração dos Planos Anuais de Trabalho (PAT) que são planos táticos e operacionais que materializarão ações previstas na Lei Orçamentária Anual (LOA).

O Plano Anual de Trabalho “é o conjunto sistemático de atividades planejadas que serão desenvolvidas ao longo de determinado período. Além disso, permite ordenar e sistematizar informações consideradas relevantes para realizar um trabalho”.

No IFRO, os planos anuais estão baseados em ações setoriais que são desdobramento de ações estão alinhadas aos objetivos estratégicos apresentados explicitamente no Mapa Estratégico e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018-2022 .

Neste caso, as ações setoriais estão propostas, de forma estratégica, nos anexos do PDI, a partir da página 240, como forma de execução dos objetivos estratégicos. Elas são alinhadas em reuniões setoriais com os gestores das áreas da gestão e planejamento, pessoas, comunicação, ensino, pesquisa e extensão.

No âmbito da Reitoria, serão apresentados os projetos estratégicos do IFRO. Estes projetos estratégicos estão pactuados no PDI 2018-2022, com detalhamento conforme a estrutura analítica de cada projeto.

No nível tático e operacional, as áreas definirão quais serão os esforços necessários para execução das propostas de ações setoriais existentes, que desdobrarão em tarefas. Definindo qual a forma de atuação e, se necessário, quais os recursos orçamentário-financeiros serão utilizados.

Os Planos estão disponíveis em https://planejamento.ifro.edu.br/redmine/projects?jump=welcome

O acesso a algum Plano específico, segue os links:

Fim do conteúdo da página
-->