Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Pesquisa de Clima Organizacional



Estudos frequentemente mencionam o termo Clima Organizacional referindo-se às influências do ambiente de trabalho sobre o comportamentohumano. As rápidas mudanças que vêm ocorrendo nas últimas décadas, têm despertado o interesse em conhecer a fundo a dinâmica da vidaorganizacional, buscando identificar como trabalhadores expostos a uma série de estímulos, oriundos da organização e do ambiente de trabalho, têm percepções parecidas e atribuem significados semelhantes.

A avaliação do Clima Organizacional trata-se de um indicador de satisfação dos membros de uma organização em relação a diferentes aspectos,tais como: elementos que envolvam a comunicação, a coesão, o suporte da gerência, a recompensa, a autonomia, a orientação e clareza dastarefas, a pressão no trabalho, o controle, a inovação e o conforto físico.

A pesquisa proposta sobre o Clima Organizacional no IFRO está em consonância com o objetivo estratégico pertencente ao Plano deDesenvolvimento Institucional (PDI 2018-022) do IFRO de valorizar os servidores e de melhorar o ambiente organizacional e tem como objetivoprincipal compreender os aspectos do Clima Organizacional nas suas diferentes unidades, e como objetivos específicos:
1. Identificar as principais dimensões relacionadas ao Clima Organizacional e os instrumentos de avaliação existentes na literatura;
2. Elaborar um instrumento de avaliação do Clima Organizacional a ser aplicado no IFRO;
3. Identificar o perfil e a percepção dos servidores quanto ao Clima Organizacional;
4. Estabelecer indicadores de análise das dimensões do Clima Organizacional.

Todos os objetivos estabelecidos foram alcançados e a seguir está disponibilizado o painel com os resultados quantitativos, o Relatório Geral com informações sobre a pesquisa, considerações gerais e propositura da metodologia de ações a serem abordadas, e os Relatórios por unidade com uma apresentação de resultados quantitativos e das contribuições recebidas na questão aberta, além da proposição de ações a serem implantadas.

Para análise dos resultados, primeiramente é necessária a leitura do Relatório Geral, para compreender as dimensões e fatores envolvidos na pesquisa, bem como a propostade ações que estão sendo indicadas. Após, ler o Relatório da unidade, o qual foi desenvolvido olhando os resultados das respostas dos servidores da unidade.

Veja os resultados:

Pesquisa de Clima Organizacional 2019

Editais Ariquemes
Editais Cacoal
Editais Colorado
Editais Guajara mirim
Editais Jaru
Editais Ji parana
Editais Zona Norte
Editais Vilhena
Editais Calama
Editais Sao Miguel
reitoria
Fim do conteúdo da página
-->