Escola de Conselhos de Rondônia
O Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros dos Direitos e Conselheiros Tutelares do Estado de Rondônia – Escola de Conselhos IFRO foi implantado em Rondônia por meio do Termo de Cooperação Nº 007/2012 que tem como principal objeto a formação continuada dos Conselheiros dos Direitos e Conselheiros Tutelares do Estado de Rondônia. A meta a cada curso é atender com a formação os 348 Conselheiros dos Direitos e Conselheiros Tutelares de Rondônia, alcançando assim os 52 munícipios do estado.
Por meio do Termo de Cooperação firmado entre IFRO e o Ministério dos Direitos Humanos uma das principais competências do IFRO é a de realizar a formação continuada para os Conselheiros através de cursos de Formação Inicial e Continuada - FIC.
Devido às questões geográficas do Estado de Rondônia, estrategicamente o Núcleo de Formação foi dividido em cinco polos (Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Porto Velho Zona Norte e Vilhena), facilitando o deslocamento dos conselheiros até o curso. Os módulos acontecem nas dependências dos Campi Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Porto Velho Zona Norte e Vilhena. Os alunos são regularmente matriculados e cadastrados no SISTEC.
Por meio de Edital os profissionais colaboradores são selecionados para atuarem na ministração das disciplinas do curso.
A função do Grupo Gestor é acompanhar, avaliar e monitorar as ações da Escola de Conselhos. O grupo se reúne regularmente e é composto pelas seguintes Instituições:
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO/PROEX;
- Secretaria Estadual de Assistência Social – SEAS
- Associação de Conselheiros e EX-conselheiros Tutelares de Rondônia – ACTRON;
- Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS;
- Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – FEDCA;
- Ministério Público de Rondônia – MP/RO;
- Associação Rondoniense dos municípios – AROM;
- Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONEDCA
PPC Escola de Conselhos na Amazônia Legal - em fase de aprovação.
Desde sua implantação a Escola de Conselhos do Estado de Rondônia vem desenvolvendo um trabalho fundamental na formação e qualificação profissional dos Conselheiros Tutelares e dos Direitos da Criança e do Adolescente, de acordo com as diretrizes e orientações gerais propostas pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente. No curso são abordados os seguintes eixos: Direitos Humanos e a Doutrina da proteção integral de Crianças e Adolescentes: Gênese, histórico e fundamentos; Estado, Políticas Públicas e Democracia; Conselhos dos Direitos e Conselhos tutelares: O ético, o político e o técnico; e as Políticas Públicas de Atendimento e Planos Nacionais.
Com a perspectiva de dar continuidade às formações iniciadas e ampliar as ações de formação de conselheiros, o Instituto Federal propõe ofertar a formação continuada que contemple os operadores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, entre eles os Conselheiros/as dos Direitos e Conselheiros/as Tutelares, de todos os Estados que compõem a Amazônia Legal. A proposta de ampliação da oferta para toda a Amazônia Legal assegura-se na responsabilidade das instituições no cumprimento da garantia dos direitos da criança e do adolescente, como também no intuito de auxiliar os conselheiros tutelares no bom desempenho do encargo que lhes incumbe e na incessante luta pela defesa dos interesses das crianças e adolescentes,
A proposta consiste na oferta de um curso de 200 horas, na modalidade EaD, contemplando todos os Conselhos Tutelares e de Direitos, de acordo com as diretrizes e orientações gerais proposta pela Escola de Conselhos: Formação Continuada de Conselheiros dos Direitos e Conselheiros Tutelares, abordando os seguintes eixos: Direitos Humanos e a Doutrina da proteção integral de Crianças e Adolescentes: Gênese, histórico e fundamentos; Estado, Políticas Públicas e Democracia; Conselhos dos Direitos e Conselhos Tutelares: O ético, o político e o técnico; e as Políticas Públicas de Atendimento e Planos Nacionais.
OBJETIVOS
Promover a Formação Inicial e Continuada dos Conselheiros/as dos Direitos e Conselheiros/as Tutelares – Escola de Conselhos dos Estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Amapá, Roraima e Maranhão, contribuindo para a melhoria na atuação em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Redes Sociais