ALUNO
Política de Assistência Estudantil
A Política de Assistência Estudantil do IFRO constitui em um conjunto de ações que tem por objetivo ampliar as condições de permanência dos estudantes e na sua conclusão do curso. Entre essas ações encontram-se o atendimento multiprofissional, concessão de auxílio financeiro a fim de minimizar as necessidades básicas, que impliquem no acesso, permanência e conclusão do curso, tais como, alimentação, moradia, transporte, bem como o apoio a participação em eventos, atividades esportivas e de lazer.
Equipe Multiprofissional
A equipe multiprofissional da Assistência Estudantil é composta por profissionais de diversas categorias, sendo eles: Assistente de Aluno, Assistente Social, Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em enfermagem, Nutricionistas, Pedagogos, Psicólogos, dentre outros profissionais, que juntos, somam esforços para que os estudantes tenham pleno desenvolvimento acadêmico.
Setores de Assistência Estudantil
Nos campi, as ações de Assistência Estudantil são desenvolvidas por meio das Coordenações de Assistência ao Educando (CAED) ou Departamentos de Assistência ao Educando (DEPAE).
Na reitoria, os campi contam com o suporte e assessoramento da Coordenação de Assistência Estudantil (CAE), vinculada à Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE), na Pró-Reitoria de Ensino (PROEN).
Quer saber mais sobre a Assistência Estudantil? Clique aqui.
É uma política do Governo Federal que busca democratizar as condições de permanência, reduzir as taxas de retenção e evasão, contribuir para a promoção da inclusão social pela educação, e minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão do curso. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO a PAE está fundamentada em dois principais documentos:
1. Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, regulamentado pelo Decreto nº. 7.234, de 19 de julho de 2010 e,
2. Regulamento dos Programas de Assistência Estudantil, aprovado pela Resolução nº. 23/REIT - CONSUP/IFRO, de 26 de março de 2018.
São objetivos da PAE:
- Contribuir nas condições de permanência dos estudantes no seu percurso formativo;
- Consolidar o apoio à formação acadêmica integral;
- Contribuir para o enfrentamento das desigualdades sociais e regionais;
- Reduzir as taxas de retenção e evasão;
- Contribuir para a promoção da inclusão social pela educação, articulada com as demais políticas setoriais.
- Supremacia do atendimento às necessidades socioeconômicas;
- Defesa da justiça social e respeito à diversidade;
- Melhoria do desempenho acadêmico;
- Prevenção nas situações de retenção e evasão;
- Divulgação ampla dos benefícios, bem como dos critérios para o seu acesso.
Para ter acesso aos benefícios oferecidos pelo IFRO, o estudante deve cumprir os seguintes critérios:
- a) esteja regularmente matriculado em curso técnico de nível médio ou graduação;
- b) cumpra as condições estabelecidas no Regulamento dos Programas de Assistência Estudantil (REPAE) – Resolução nº 23/2018/CONSUP/IFRO, bem como as etapas e os prazos definidos em edital por cada campus
Os Programas de Assistência Estudantil desenvolvidos pelo IFRO, dividem-se em duas formas de atendimento:
1. Atendimento universal aos estudantes: é destinado a todos os estudantes regularmente matriculados, com o objetivo de contribuir com ações de atendimento às necessidades educacionais, biopsicossocial e de incentivo à formação acadêmica, visando o desenvolvimento integral no processo educativo. ; São ações do atendimento universal: Ações de atenção à saúde e apoio biopsicossocial, Ações de acompanhamento e suporte ao ensino, Ações Pró-cidadania, Ações de Incentivo a Atividades Esportivas e Lazer.
2. Atendimento aos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica: é destinado aos estudantes regularmente matriculados em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com o objetivo de minimizar as necessidades básicas, que implique no acesso, permanência e conclusão do curso, com prioridade para transporte, alimentação e moradia.
Para mais informações leia os documentos norteadores dos Programas de Assistência Estudantil e observe as condições estabelecidas em cada programa.
A Residência Estudantil é uma modalidade do Programa de Auxílio Moradia (PROMORE) que tem como finalidade ampliar às condições de permanência e êxito dos estudantes matriculados nos cursos técnicos integrados ao ensino médio.
Para a seleção da Residência é requisito indispensável que o estudante comprove estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que a família resida na zona rural ou localidade diferente do município sede do campus, seja menor de 18 anos de idade e esteja matriculado em curso de turno integral. Outros critérios poderão ser adotados por cada campus conforme definido em Edital.
É o processo pelo qual o estudante desenvolve atividades acadêmicas, por um período pré-determinado, em qualquer unidade do IFRO ou em outra instituição de ensino no Brasil ou no exterior, com o objetivo de complementar e ampliar os seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais. A participação do estudante nos Programas de Mobilidade Estudantil do IFRO está vinculada ao cumprimento de critérios estabelecidos no seu regulamento (Resolução nº14/2015/CONSUP/IFRO) e em editais de seleção.
- Decreto nº 7.234/2010 – Programa Nacional de Assistência estudantil – PNAES.
- Regulamento Disciplinar Discente (RDD) - Resolução nº 01/2017/CONSUP/IFRORegulamento Disciplinar Discente (RDD) - Resolução nº 01/2017/CONSUP/IFRO.
- Regulamento dos Programas de Assistência Estudantil (REPAE) - Resolução nº 23/2018/CONSUP/IFRO
- Resolução nº 056/2014/CONSUP/IFRO – Regulamento da Monitoria.
- Resolução nº 14/2015/CONSUP/IFRO – Regulamento da Mobilidade Estudantil.
- Regulamento da Residência Estudantil - Resolução nº 29/2017/CONSUP/IFRO.
- Política de Acesso, Permanência e Êxito (PAPE) - Resolução nº 26/2018/CONSUP/IFRO.
- Diretrizes para atendimento dos estudantes em Ead com Assistência Estudantil - Instrução Normativa nº 01/2018 - CGAB/IFRO.
- Programa Bolsa Permanência (PBP) - Portaria Normativa nº 389/2013 - MEC.
- Instrução Normativa 1/2020/REIT – PROEN/REIT - Valores dos Auxílios Financeiros.
- Instrução Normativa 4/2020/REIT - PROEN/REIT - Procedimentos operacionais de concessão e manutenção do pagamento de bolsas do Programa Bolsa Permanência.bolsas do Programa Bolsa Permanência.
Campus Jaru
Calendário Acadêmico Graduação 2019 - Medicina Veterinária
Campus Vilhena
Calendário Acadêmico Integrado
Calendário Acadêmico Subsequente
Calendário Acadêmico Graduação
Campus Ji-Paraná
Calendário Acadêmico Graduação
Campus Porto Velho Calama
Campus Porto Velho Calama
Calendário Acadêmico Unificado 2018
Campus Jaru
Calendário Acadêmico Graduação 2021 - Medicina Veterinária
Campus Vilhena
Calendário Acadêmico Integrado 2022
Calendário Acadêmico Subsequente 2022
Calendário Acadêmico Graduação 2022
Calendário Acadêmico - Unificado 2023
Campus Vilhena
Calendário Acadêmico Integrado 2023
Calendário Acadêmico Graduação 2023
Campus Jaru
Calendário Acadêmico Graduação 2023 - Medicina Veterinária
Calendário Acadêmico - Unificado 2024
Campus Jaru
Calendário Acadêmico Graduação 2024 - Medicina Veterinária
Campus Vilhena
Calendário Acadêmico Integrado 2024
Calendário Acadêmico Subsequente 2024
Calendário Acadêmico Graduação 2024
Redes Sociais