Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Biblioteca Digital



A Biblioteca Digital - BD foi lançada dia 23 de agosto de 2019 durante o Colégio de Dirigentes (CODIR) pela Assessoria de Bibliotecas, a plataforma pode ser acessada pela comunidade acadêmica através dos links: EBSCO Discovery Service e EBSCOhost Research Databases.  A Biblioteca Digital “não vem substituir as bibliotecas tradicionais, mas acrescentar aos usuários outras opções de acesso a informações registradas [...] a biblioteca virtual deve existir para apoiar e aumentar as bibliotecas locais”.

 Algumas vantagens da Biblioteca Digital

Podemos destacar algumas vantagens:

  1. Acesso remoto pelo usuário, por meio de um computador conectado a uma rede 24h por dia, 7 dias por semana e 365 dias do ano;
  2. Utilização simultânea do mesmo documento por duas ou mais pessoas;
  3. De acordo com os critérios de avaliação do Ministério da Educação – MEC;
  4. Possibilidade de redução de custos, tendo em vista, que não precisa de espaço físico, exemplares em papel, evita furtos de livros e periódicos dentre outras facilidades;
  5. Atender as diretrizes do Ministério da Educação – MEC vinculadas no Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação/Presencial e à Distância - Autorização, Reconhecimento e Recredenciamento, tendo em vista que a instrumental publicada em 2017 recomenda a Bibliografia Básica por Unidade Curricular (UC) deve considerar para obter conceito 4 e 5 prevê o acervo físico está tombado e informatizado, o virtual possui contrato que garante o acesso ininterrupto pelos usuários e ambos estão registrados em nome da IES [...] (INSTRUMENTO, 2017, p. 38).

Implementar a biblioteca digital, a fim de garantir o material informacional necessário para uma educação de qualidade aos usuários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO.

São usuários das bibliotecas digital:

  1. Servidores (docentes e técnico-administrativos);
  2. Alunos regularmente matriculados nos cursos;
  3. Estagiários;
  4. Temporários.

Canal de Suporte: 

O suporte é realizado  via e-mail e/ou whatsapp com a empresa que presta assessoria a Biblioteca Digital.

Quer conhecer a Biblioteca Digital? Acesse aqui! 

Para acessar ao vídeo tutorial de acesso a Biblioteca Digital, clique AQUI!

Fim do conteúdo da página
-->