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PDI 2023 - 2027



NOVO PDI DO IFRO: PLANEJANDO O FUTURO QUE QUEREMOS

(PERÍODO 2023 – 2027)

O Planejamento na Administração Pública assume lugar de destaque no momento em que as organizações percebem a necessidade de qualificar os resultados dos seus esforços e garantir que os produtos e serviços gerados agreguem cada vez mais valor público para a sociedade.

O Planejamento Estratégico constitui-se como ferramenta fundamental para pôr em rota de convergência os valores institucionais, os recursos orçamentários disponíveis, a infraestrutura e a força de trabalho empregada num esforço rumo ao futuro comum projetado.

Chegamos à fase de conclusão de um ciclo de Planejamento Estratégico Institucional e é o momento de projetar um novo período. Esse esforço institucional será marcado pela participação democrática das comunidades interna e externa do Instituto. 

Por meio de reuniões, seminários e Fóruns de Planejamento que ocorrerão de modo presencial em cada unidade e também pelo uso de ferramenta de participação eletrônica no SUAP, a comunidade do IFRO construirá o documento norteador das suas ações, em busca do cumprimento dos objetivos e da missão institucional.

A construção do novo PDI do IFRO, para o período 2023–2027, ocorrerá entre fevereiro e junho de 2022. Ao longo desse período, serão apresentados relatórios da execução do PDI vigente (2018–2022) e coletadas propostas para o novo quinquênio.

Não partiremos do zero! A execução do PDI atual possibilitou ao IFRO, além do acúmulo de experiências, a condição de entregar um parque infraestrutural moderno, amplo e capaz de atender às exigências formativas em diversas áreas e eixos tecnológicos em todas as unidades.

O investimento realizado pelo IFRO em infraestrutura (salas de aulas, laboratórios, equipamentos, acessibilidade, entre outros), ao longo do último quinquênio foi da ordem de R$ 101.571.603,41.(cento e um milhões, quinhentos e setenta e um mil, seiscentos e três reais e quarenta e um centavos). Cada unidade recebeu parte desse valor, conforme demandas apresentadas no PDI 2018-2022 e outras demandas priorizadas ao longo desse período.   

Possui sua própria configuração de quadro de pessoal, de modo que a distribuição das vagas contratadas atende, tanto quanto possível, de maneira equânime às necessidades de cada campus. Desde 2018, considerando todas as dificuldades enfrentadas pela rede federal, o IFRO avançou 18,5% na composição do seu quadro docente e 10,2% no seu quadro TAE, passando de 500 para 613 docentes e de 501 para 558 técnicos.

Avançamos sobremaneira no processo de qualificação dos servidores. Elevamos o Índice de Qualificação do Corpo Técnico Administrativo de 1,65 em 2018 para 2,91 em 2021 e o Índice de Qualificação do Corpo Docente, no mesmo período passou de 2,91 para 4,01 (a escala vai de 0 a 5).

Nosso catálogo de oferta de cursos e vagas está alinhado aos principais Arranjos Produtivos, Sociais e Culturais Locais (APLs), de modo a propiciar formação de mão de obra adequada ao mundo do trabalho, tanto quanto na formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento humano e com a transformação social, cultural e ambiental da comunidade. 

Ampliamos o catálogo de cursos de graduação em mais de 100% em relação a 2017, quando ofertamos 14 (quatorze) cursos. Em 2022, já ofertamos 43 (quarenta e três) cursos nas áreas de tecnologias, serviços, engenharias, medicina veterinária e licenciaturas que, além de contribuir para o desenvolvimento regional e local, contribui para a formação de docentes, num esforço nacional de atingimento das metas do Plano Nacional de Educação.

O incremento na oferta de cursos reflete diretamente na oferta de vagas. Em 2017, nossas ofertas somavam 4.387 vagas, em 2022, ofertamos 8.370 vagas em cursos de oferta continuada.

Tivemos por princípio garantir mão de obra qualificada para atendimento à comunidade e oportunizar a evolução dos servidores em carreira. Dessa forma, o IFRO, por meio da atuação de seus profissionais, vem se tornando cada vez mais agente de transformação social, econômica e cultural, conforme insculpido em nossa Missão e Visão Institucional. 

O nosso quadro de servidores, embora ainda incompleto em algumas unidades, está muito próximo dos limites estabelecidos pela Portaria 713/2021-SETEC/MEC. Cada unidade possui sua própria configuração de quadro de pessoal, de modo que a distribuição das vagas contratadas atende, tanto quanto possível, de maneira equânime às necessidades de cada campus. Desde 2018, considerando todas as dificuldades enfrentadas pela rede federal, o IFRO avançou 18,5% na composição do seu quadro docente e 10,2% no seu quadro TAE, passando de 500 para 613 docentes e de 501 para 558 técnicos.

Avançamos sobremaneira no processo de qualificação dos servidores. Elevamos o Índice de Qualificação do Corpo Técnico Administrativo de 1,65 em 2018 para 2,91 em 2021 e o Índice de Qualificação do Corpo Docente, no mesmo período passou de 2,91 para 4,01 (a escala vai de 0 a 5).

Nosso catálogo de oferta de cursos e vagas está alinhado aos principais Arranjos Produtivos, Sociais e Culturais Locais (APLs), de modo a propiciar formação de mão de obra adequada ao mundo do trabalho, tanto quanto na formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento humano e com a transformação social, cultural e ambiental da comunidade. 

Ampliamos o catálogo de cursos de graduação em mais de 100% em relação a 2017, quando ofertamos 14 (quatorze) cursos. Em 2022, já ofertamos 43 (quarenta e três) cursos nas áreas de tecnologias, serviços, engenharias, medicina veterinária e licenciaturas que, além de contribuir para o desenvolvimento regional e local, contribui para a formação de docentes, num esforço nacional de atingimento das metas do Plano Nacional de Educação.

O incremento na oferta de cursos reflete diretamente na oferta de vagas. Em 2017, nossas ofertas somavam 4.387 vagas, em 2022, ofertamos 8.370 vagas em cursos de oferta continuada.

Tivemos por princípio garantir mão de obra qualificada para atendimento à comunidade e oportunizar a evolução dos servidores em carreira. Dessa forma, o IFRO, por meio da atuação de seus profissionais, vem se tornando cada vez mais agente de transformação social, econômica e cultural, conforme insculpido em nossa Missão e Visão Institucional. 

Todas as atividades referentes à construção do PDI serão instruídas pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional do IFRO, pela Comissão Central, Comissões Locais e construído pela Comunidade Escolar com o apoio das equipes de cada Campus.

A metodologia empregada está baseada nas estratégias de capacitação coletiva e integrada, com foco em resultados ou entregas, por meio de oficinas das quais resultem todas as partes do documento. Esta é uma forma democrática e bastante proativa de planejamento institucional, focada em excelência na administração pública e gestão descentralizada, que valoriza a participação e fortalece a capacidade de tomada de decisões, para curto, médio e longo prazos.

O novo PDI deverá, em tudo quanto for positivo, ser uma continuidade daquele ainda vigente, mas também consistir em instrumento de transformação e inovação, para que, pelo aprendizado com as experiências, o agregado de conhecimentos e as novas capacidades instaladas, possa avançar ainda mais em oferta de qualidade e maior alcance dos objetivos e finalidades institucionais.

Convidamos a comunidade acadêmica geral para participar ativamente desse processo fundamental e inalienável de planejamento institucional. Juntos, haverá muito mais criatividade, análise mais qualificada do que foi realizado e melhor indução do atendimento da Visão de Futuro. Contamos com todos nesse grande desafio!

 

 1 Valor público — produtos e resultados gerados, preservados ou entregues pelas atividades de uma organização que representem respostas efetivas e úteis às necessidades ou às demandas de interesse público e modifiquem aspectos do conjunto da sociedade ou de alguns grupos específicos reconhecidos como destinatários legítimos de bens e serviços públicos. (Decreto n. 9.203, de 22 de novembro de 2017).

As discussões temáticas para construção do novo PDI serão organizadas e orientadas por meio de Eixos Transversais (correspondentes às linhas de atuação) e Eixos de Abrangência Local (com abordagem relacionada à capacidade e identidade institucional de suas unidades), cujos materiais de apoio se encontram nos respectivos links, a seguir. 

  São eixos transversais (Link de material de apoio em cada eixo):

  1. Identidade Institucional.
  2. Políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão.
  3. Acesso, Permanência e Êxito de Estudantes.
  4. Políticas de Desenvolvimento de Pessoal (capacitação/qualificação/carreira).
  5. Tecnologias da Informação e Comunicação.
  6. Políticas de Assistência Estudantil, Inclusão e Diversidade.
  7.  Atendimento às demandas da sociedade: Empreendedorismo, Inovação e as Relações com a Sociedade e o Mercado, setor produtivo e de serviços
  8. Sustentabilidade Orçamentária.

  São Eixos de Abrangência Local 

  1. Quadro de Ofertas (atendimento à legislação).
  2. Revisão/Ampliação e Verticalização dos Cursos.
  3. Estabelecimento de Metas.
  4. Atendimento por Meio da EaD.
  5. Convênios e Parcerias.
  6. Ambientes de Empreendedorismo e Inovação.
  7. Atendimento aos APLs.
  8. Infraestrutura e Acessibilidade das Unidades.
Comissão Central - Portaria
Comissão Local Ariquemes
Comissão Local Cacoal
Comissão Local Colorado do Oeste
Comissão Local Guajará-Mirim
Comissão Local Jaru
Comissão Local Ji-Paraná
Comissão Local Porto Velho Calama
Comissão Local Porto Velho Zona Norte
Comissão Local São Miguel do Guaporé
Comissão Local Vilhena
 
PRODIN - (69) 99218-2569 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
DPLAN - (69) 99947-5709 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
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