Apresentação
NOVO PDI DO IFRO: PLANEJANDO O FUTURO QUE QUEREMOS
(PERÍODO 2023 – 2027)
O Planejamento na Administração Pública assume lugar de destaque no momento em que as organizações percebem a necessidade de qualificar os resultados dos seus esforços e garantir que os produtos e serviços gerados agreguem cada vez mais valor público para a sociedade.
O Planejamento Estratégico constitui-se como ferramenta fundamental para pôr em rota de convergência os valores institucionais, os recursos orçamentários disponíveis, a infraestrutura e a força de trabalho empregada num esforço rumo ao futuro projetado.
Chegamos à fase de conclusão de um ciclo de Planejamento Estratégico Institucional e é o momento de projetar um novo período. Esse esforço institucional será marcado pela participação democrática das comunidades interna e externa do Instituto.
Por meio de reuniões, seminários e Fóruns de Planejamento que ocorrerão de modo presencial em cada unidade e também pelo uso de ferramenta de participação eletrônica no SUAP, a comunidade do IFRO construirá o documento norteador das suas ações, em busca do cumprimento dos objetivos e da missão institucional.
A construção do novo PDI do IFRO, para o período 2023–2027, ocorrerá entre julho e dezembro de 2022. Ao longo desse período, serão apresentados relatórios da execução do PDI vigente (2018–2022) e coletadas propostas da comunidade institucional para o novo quinquênio.
Não partiremos do zero! A execução do PDI atual possibilitou ao IFRO, além do acúmulo de experiências, a condição de entregar um parque de infraestrutura moderno, amplo e capaz de atender às exigências formativas em diversas áreas e eixos tecnológicos em todas as unidades.
O investimento realizado pelo IFRO em infraestrutura (salas de aulas, laboratórios, equipamentos, acessibilidade, entre outros), ao longo do último quinquênio foi da ordem de R$ 101.571.603,41.(cento e um milhões, quinhentos e setenta e um mil, seiscentos e três reais e quarenta e um centavos). Cada unidade recebeu parte desse valor, conforme demandas apresentadas no PDI 2018-2022 e outras demandas priorizadas ao longo desse período.
Nosso catálogo de oferta de cursos e vagas está alinhado aos principais Arranjos Produtivos, Sociais e Culturais Locais (APLs), de modo a propiciar formação de mão de obra adequada ao mundo do trabalho, tanto quanto na formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento humano e com a transformação social, cultural e ambiental da comunidade.
Ampliamos o catálogo de cursos de graduação em mais de 100% em relação a 2017, quando ofertamos 14 (quatorze) cursos. Em 2022, já ofertamos 33 (trinta e três) cursos nas áreas de tecnologias, serviços, engenharias, medicina veterinária e licenciaturas que, além de contribuir para o desenvolvimento regional e local, contribui para a formação de docentes, num esforço nacional de atingimento das metas do Plano Nacional de Educação.
O nosso quadro de servidores, embora ainda incompleto em algumas unidades, está muito próximo dos limites estabelecidos pela Portaria 713/2021-SETEC/MEC. Cada unidade possui sua própria configuração de quadro de pessoal, de modo que a distribuição das vagas contratadas atende, tanto quanto possível, de maneira equânime às necessidades de cada campus. Desde 2018, considerando todas as dificuldades enfrentadas pela rede federal, o IFRO avançou em 18,5% na composição do seu quadro docente e em 10,2% no seu quadro TAE, passando de 500 para 613 docentes e de 501 para 558 técnicos.
Avançamos sobremaneira no processo de qualificação dos servidores. Elevamos o Índice de Qualificação do Corpo Técnico Administrativo de 1,65 em 2018 para 2,91 em 2021 e o Índice de Qualificação do Corpo Docente, no mesmo período passou de 2,91 para 4,01 (a escala vai de 0 a 5).
Tivemos por princípio garantir mão de obra qualificada para atendimento à comunidade e oportunizar a evolução dos servidores em carreira. Dessa forma, o IFRO, por meio da atuação de seus profissionais, vem se tornando cada vez mais agente de transformação social, econômica e cultural, conforme insculpido em nossa Missão e Visão Institucional.
No horizonte, A reorganização do nosso catálogo de ofertas para atendimento aos percentuais legais; A formulação de programas e ações com vistas ao aprofundamento da democratização do acesso; A Eficiência Acadêmica e a redução da evasão; A Internacionalização; A Consolidação da Educação a Distância; A composição de quadro de servidores para o pleno atendimento às demandas das unidades; A qualificação e a Capacitação dos servidores; A busca contínua pela sustentabilidade financeira institucional, especialmente para as ações de investimentos e uma programação de expansão e consolidação sustentáveis são alguns dos desafios que se impõem e que deverão ser enfrentados na formulação do novo PDI.
O novo PDI deverá, em tudo quanto for positivo, ser uma continuidade daquele ainda vigente, mas também consistir em instrumento de transformação e inovação, para que, pelo aprendizado com as experiências, o agregado de conhecimentos e as novas capacidades instaladas, possa avançar ainda mais em oferta de qualidade e maior alcance dos objetivos e finalidades institucionais.
Convidamos a comunidade acadêmica geral para participar ativamente desse processo fundamental e inalienável de planejamento institucional. Juntos, haverá muito mais criatividade, análise mais qualificada do que foi realizado e melhor indução do atendimento da Visão de Futuro. Contamos com todos nesse grande desafio!
¹ Valor público — produtos e resultados gerados, preservados ou entregues pelas atividades de uma organização que representem respostas efetivas e úteis às necessidades ou às demandas de interesse público e modifiquem aspectos do conjunto da sociedade ou de alguns grupos específicos reconhecidos como destinatários legítimos de bens e serviços públicos. (Decreto n. 9.203, de 22 de novembro de 2017).
NOVO PDI DO IFRO: PLANEJANDO O FUTURO QUE QUEREMOS
(PERÍODO 2023 – 2027)
O Planejamento na Administração Pública assume lugar de destaque no momento em que as organizações percebem a necessidade de qualificar os resultados dos seus esforços e garantir que os produtos e serviços gerados agreguem cada vez mais valor público para a sociedade.
O Planejamento Estratégico constitui-se como ferramenta fundamental para pôr em rota de convergência os valores institucionais, os recursos orçamentários disponíveis, a infraestrutura e a força de trabalho empregada num esforço rumo ao futuro projetado.
Chegamos à fase de conclusão de um ciclo de Planejamento Estratégico Institucional e é o momento de projetar um novo período. Esse esforço institucional será marcado pela participação democrática das comunidades interna e externa do Instituto.
Por meio de reuniões, seminários e Fóruns de Planejamento que ocorrerão de modo presencial em cada unidade e também pelo uso de ferramenta de participação eletrônica no SUAP, a comunidade do IFRO construirá o documento norteador das suas ações, em busca do cumprimento dos objetivos e da missão institucional.
A construção do novo PDI do IFRO, para o período 2023–2027, ocorrerá entre julho e dezembro de 2022. Ao longo desse período, serão apresentados relatórios da execução do PDI vigente (2018–2022) e coletadas propostas da comunidade institucional para o novo quinquênio.
Não partiremos do zero! A execução do PDI atual possibilitou ao IFRO, além do acúmulo de experiências, a condição de entregar um parque de infraestrutura moderno, amplo e capaz de atender às exigências formativas em diversas áreas e eixos tecnológicos em todas as unidades.
O investimento realizado pelo IFRO em infraestrutura (salas de aulas, laboratórios, equipamentos, acessibilidade, entre outros), ao longo do último quinquênio foi da ordem de R$ 101.571.603,41.(cento e um milhões, quinhentos e setenta e um mil, seiscentos e três reais e quarenta e um centavos). Cada unidade recebeu parte desse valor, conforme demandas apresentadas no PDI 2018-2022 e outras demandas priorizadas ao longo desse período.
Nosso catálogo de oferta de cursos e vagas está alinhado aos principais Arranjos Produtivos, Sociais e Culturais Locais (APLs), de modo a propiciar formação de mão de obra adequada ao mundo do trabalho, tanto quanto na formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento humano e com a transformação social, cultural e ambiental da comunidade.
Ampliamos o catálogo de cursos de graduação em mais de 100% em relação a 2017, quando ofertamos 14 (quatorze) cursos. Em 2022, já ofertamos 33 (trinta e três) cursos nas áreas de tecnologias, serviços, engenharias, medicina veterinária e licenciaturas que, além de contribuir para o desenvolvimento regional e local, contribui para a formação de docentes, num esforço nacional de atingimento das metas do Plano Nacional de Educação.
O nosso quadro de servidores, embora ainda incompleto em algumas unidades, está muito próximo dos limites estabelecidos pela Portaria 713/2021-SETEC/MEC. Cada unidade possui sua própria configuração de quadro de pessoal, de modo que a distribuição das vagas contratadas atende, tanto quanto possível, de maneira equânime às necessidades de cada campus. Desde 2018, considerando todas as dificuldades enfrentadas pela rede federal, o IFRO avançou em 18,5% na composição do seu quadro docente e em 10,2% no seu quadro TAE, passando de 500 para 613 docentes e de 501 para 558 técnicos.
Avançamos sobremaneira no processo de qualificação dos servidores. Elevamos o Índice de Qualificação do Corpo Técnico Administrativo de 1,65 em 2018 para 2,91 em 2021 e o Índice de Qualificação do Corpo Docente, no mesmo período passou de 2,91 para 4,01 (a escala vai de 0 a 5).
Tivemos por princípio garantir mão de obra qualificada para atendimento à comunidade e oportunizar a evolução dos servidores em carreira. Dessa forma, o IFRO, por meio da atuação de seus profissionais, vem se tornando cada vez mais agente de transformação social, econômica e cultural, conforme insculpido em nossa Missão e Visão Institucional.
No horizonte, A reorganização do nosso catálogo de ofertas para atendimento aos percentuais legais; A formulação de programas e ações com vistas ao aprofundamento da democratização do acesso; A Eficiência Acadêmica e a redução da evasão; A Internacionalização; A Consolidação da Educação a Distância; A composição de quadro de servidores para o pleno atendimento às demandas das unidades; A qualificação e a Capacitação dos servidores; A busca contínua pela sustentabilidade financeira institucional, especialmente para as ações de investimentos e uma programação de expansão e consolidação sustentáveis são alguns dos desafios que se impõem e que deverão ser enfrentados na formulação do novo PDI.
O novo PDI deverá, em tudo quanto for positivo, ser uma continuidade daquele ainda vigente, mas também consistir em instrumento de transformação e inovação, para que, pelo aprendizado com as experiências, o agregado de conhecimentos e as novas capacidades instaladas, possa avançar ainda mais em oferta de qualidade e maior alcance dos objetivos e finalidades institucionais.
Convidamos a comunidade acadêmica geral para participar ativamente desse processo fundamental e inalienável de planejamento institucional. Juntos, haverá muito mais criatividade, análise mais qualificada do que foi realizado e melhor indução do atendimento da Visão de Futuro. Contamos com todos nesse grande desafio!
¹ Valor público — produtos e resultados gerados, preservados ou entregues pelas atividades de uma organização que representem respostas efetivas e úteis às necessidades ou às demandas de interesse público e modifiquem aspectos do conjunto da sociedade ou de alguns grupos específicos reconhecidos como destinatários legítimos de bens e serviços públicos. (Decreto n. 9.203, de 22 de novembro de 2017).
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