PDI 2023 - 2027

Inserir conteúdo aqui

FORMAS DE PARTICIPAÇÃO

Todas as atividades referentes à construção do PDI serão propostas e discutidas pela Comissão Central e pelas Comissões Locais, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional do IFRO. É desses organismos que serão emanadas as orientações para a atuação direta da Comunidade Escolar na elaboração das propostas. Havendo interesse de outros membros da comunidade acadêmica em propor metodologias e estratégias, essas deverão ser levadas às citadas comissões, por meio dos canais de comunicação disponibilizados, para que as propostas sejam devidamente avaliadas e, havendo possibilidade, sejam agregadas ao método geral.

A metodologia empregada para a construção do novo PDI está baseada nas estratégias de diálogo integrado, por meio de oficinas das quais resultem todas as partes do documento. Esta é uma forma democrática e bastante proativa de planejamento institucional, focada em excelência na administração pública e gestão descentralizada, que valoriza a participação e fortalece a capacidade de tomada de decisões, para curto, médio e longo prazos.

A participação da comunidade acadêmica do IFRO é condição imperativa para que o documento seja adequadamente elaborado. Desse modo, pensando na necessidade de oportunizar a participação de todos, a comissão de elaboração do PDI propõe a realização dos trabalhos em etapas que consistem na Preparação de material base; Apresentação e discussão temáticas(Fóruns Temáticos); Fórum de Planejamento; Consolidação do documento - as fases dos fóruns Temáticos e dos Fóruns de Planejamento ocorrerão nas unidade com objetivo de levantamento de propostas.

A primeira etapa - é o período de preparação do material de apoio e estabelecimento da metodologia - consiste em elaborar relatórios de cumprimento do PDI vigente para que a comunidade possa ter os dados “de onde estamos partindo” para construir as propostas para a nova etapa.

A segunda etapa(Fórum Temático) - Consiste na apresentação da situação vigente no IFRO em relação aos diversos eixos temáticos seguido de discussões realizadas em momentos denominados “pré-fóruns” ou “seminários temáticos” cujos eventos serão coordenados pelas comissões locais e pela gestão local, com a finalidade de identificar previamente, aspectos do interesse específico da comunidade.

A terceira etapa (Fórum de Planejamento) - é a realização do fórum de planejamento. Nesta que consideramos o ponto central da elaboração do PDI, a comunidade de cada campus e da reitoria, discutirá temas de interesse local e temas transversais (vide eixos temáticos) .

IMPORTANTE!

Considerados eventos centrais do processo de Elaboração do PDI, os Fóruns Temáticos e Fóruns de Planejamento  NÃO serão os únicos momentos para a participação da comunidade. A partir do dia 20 de julho a PRODIN disponibilizará uma página no portal do IFRO para que os servidores e estudantes possam conhecer os relatórios de execução do PDI vigente bem como acessar o material de apoio (textos, vídeos e documentos) sobre os eixos do PDI e, assim,  estarem preparados para realizar contribuições assertivas e viáveis para o Instituto.

A PRODIN também disponibilizará, a partir do dia 20 de julho, o módulo de Planejamento Estratégico do SUAP à comunidade, para que este sirva de ferramenta virtual de participação da comunidade. Por intermédio deste módulo, que ficará visível no perfil de acesso do SUAP, servidores e estudantes poderão submeter suas propostas identificando o eixo temático ao qual desejam contribuir.

Poderão ser realizados, a critério da gestão local e das comissões locais,  diversos pré-fóruns ou fóruns temáticos nas unidades, para tratar dos temas específicos de interesse do campus. Nesses eventos, a Comissão Central e as comissões locais poderão indicar servidores com comprovado conhecimento técnico do tema a ser discutido, para apresentar e orientar as discussões.

Para dar sustentação aos eventos estarão disponibilizados os formulários para registro de propostas de cursos e vagas; para a priorização de obras e configuração da infraestrutura e para a definição das ações setoriais.Dessa forma, os pré-fóruns ou fóruns temáticos já serão instâncias de proposição das comunidades que levarão aos fóruns propostas já elaboradas para ampla discussão e validação de toda a comunidade acadêmica.

Será realizado, de modo presencial, 01(um) fórum de planejamento em cada um dos campi e na reitoria, em datas a serem definidas pela Comissão Central, Comissões Locais e pelas Gestões dos campi.(vide cronograma)

Os Fóruns de Planejamento terão a seguinte dinâmica:

1ª Parte - Palestra sobre Planejamento Estratégico na Gestão Pública: Desafios e Possibilidades(20’)

2ª Parte - Apresentação dos principais relatórios de cumprimento/execução do PDI vigente (20’)

3ª Parte - Discussões temáticas em grupos (conforme eixos) e levantamento de propostas.(3h)

4ª Parte - Apresentação-síntese das propostas discutidas nos grupos em auditório - geral.(15’) por tema.

Caberá à comissão local realizar a consolidação das propostas e a remessa das mesmas à comissão central pelo sistema suap.