Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Governança, Riscos e Controles internos



O Instituto Federal de Rondônia – IFRO entende que atuação institucional não pode ocorrer de forma improvisada e a utilização de recursos públicos deve ser muito bem planejada. Sendo assim, estabeleceu um modelo de Gestão que define de maneira clara como ocorrerá o ciclo de planejamento, quais são seus objetivos, como será a estrutura de governança, como será executado o processo de gerenciamento de riscos e controles internos. Entendendo que Governança Pública “é o conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade” (Decreto nº 9.203/2017). Compreendendo que uma sistematização em nível institucional constitui estratégia que aumenta a capacidade da organização para lidar com incertezas, estimula a transparência e contribui para o uso eficiente, eficaz e efetivo de recursos, bem como para o fortalecimento da imagem da instituição. O IFRO vem construindo pilares para implantar as estruturas necessárias para a execução do processo de gerenciamento de riscos nas unidades e setores que o compõem estabelecendo as competências e responsabilidades de cada um destes atores, e quando necessário, procedimentos de controle, conforme documentos apresentados abaixo:

Documentos Referenciais:

  • Resolução Nº 85/REIT-CONSUP/IFRO de 17 de dezembro de 2018 – Aprova a Política de Governança, Gestão de Riscos e Controle Interno.
  • Portaria Nº 94/REIT-CGAB/IFRO de 21 de janeiro de 2019 – Institui o Comitê Gestor de Governança, Gestão de Riscos e Controle Interno.
  • Portaria Nº 158/REIT - CGAB/IFRO de 31 de janeiro de 2019 - Institui o Comitê Técnico de Governança, Gestão de Riscos e Controle Interno.
  • Portaria Nº 2630/REIT-CGAB/IFRO, de 20 de dezembro de 2019 – Atualiza os membros do Comitê Técnico de Governança, Gestão de Riscos e Controle Interno.
Fim do conteúdo da página
-->