ProfEPT
Apresentação: O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica aos profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e comunidade, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.
Nome do Curso: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT)
Área de Concentração: Ensino
Habilitação: Mestre em Educação Profissional e Tecnológico
Modalidade: Presencial,conforme Art 6º do Regulamento Geral
Carga Horária: 480 horas (32 créditos)
Forma de ingresso: Ingresso regulado por edital de seleção para o Exame Nacional de Acesso - ENA, o qual deve exigir, no mínimo, título de graduação para ingresso.
Vagas de ingresso: 16 vagas
Turnos de funcionamento: Variável (Matutino, Vespertino ou Noturno)
TCC Prazo para Integralização do Curso: 24 meses
Contatos
Telefone: (69) 2182-8901
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Coordenação
Nome: Josélia Fontenele Batista
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4998358337644072
Informações Profept
Página Nacional do Profept - http://profept.ifes.edu.br
- Itinerário formativo (Matriz Curricular) - http://profept.ifes.edu.br/itinerario
- Disciplinas - http://profept.ifes.edu.br/componentescurriculares?showall=
- Regulamento - http://profept.ifes.edu.br/regulamentoprofept
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IFRO- Calama/ProfEPT
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IFES-ProfEPT
Documentos: https://profept.ifes.edu.br/doc
Processo Seletivo do ProfEPT - Turma 2025: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16492-ena25
https://profept.ifes.edu.br/
https://portal.ifro.edu.br/
ENA 2019:
https://profept.ifes.edu.br/
https://portal.ifro.edu.br/
ENA 2020:
https://profept.ifes.edu.br/
https://portal.ifro.edu.br/
1. Grupo de Estudos em Temáticas Étnicas na Amazônia - GETEA
Linhas de Pesquisa: Deslocamentos e ocupação da Amazônia Meridional; Educação profissional e tecnológica e o desenvolvimento de tecnologias no contexto amazônico; Estudos de epistemologias não-Ocidentais e decolonialidade; Estudos de Gênero na Amazônia. Link:http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/262743
2. NÚCLEO DE ESTUDOS HISTÓRICOS E LITERÁRIOS
Linhas de pesquisa: Análise e Gestão Ambiental; Documentação e Narrativas Visuais; Educação inclusiva, diversidades e direitos humanos; História da América; História e Filosofia da Ciência; Literatura e Estudos Culturais/ Pós-Coloniais. Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0651244208979708
3. LÍNGUA(GEM), CULTURA E SOCIEDADE: SABERES E PRÁTICAS DISCURSIVAS NA AMAZÔNIA
Linhas de pesquisa: Educação e estudos culturais; Gênero e discurso; Literatura e sociedade; Língua(gem) e ideologia; Povos e comunidades tradicionais. Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/32103
4. Processos de Criação na/da Amazônia
Linhas de pesquisa: Criação, Literatura e Sociedade; Processos de criação literária; Processos de Pesquisa e Criação no ProfEPT. Link:http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6731212860261612
5. Grupo de Pesquisa em Linguagens - GPeL
Linhas de pesquisa: Educação, Linguagem e interpretação Matemática; Formação docente; Leitura, escrita e interpretação. Link:http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0627898304484791
6. Grupo de Estudos em Educação, Filosofia Tecnologias - GET
Linhas: Comunicação, Instituição e Sociedade; Educação e migração; Filosofia e Metafísica; Formação de Professores: Reflexões e ações teórico-práticas; Gênero e Literatura; e Neurodiversidade e Inclusão. Link:
O PROFEPT é um programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional, da área de Ensino. O curso visa tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos educacionais para a EPT, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.
Com relação ao ingresso, às vagas oferecidas nacionalmente são destinadas aos servidores da Rede IF, à comunidade externa, bem como para as ações afirmativas. Uma vez selecionado pelo Exame Nacional de Acesso (ENA), o candidato deverá seguir uma trajetória formativa durante a qual ele desenvolverá uma investigação que termine com a dissertação e um produto educacional. Essa trajetória deverá acontecer dentro de uma de duas linhas de pesquisa: Práticas Educativas em EPT ou Organização e Memória de Espaços Pedagógicos em EPT.
No que se refere às produções, as dissertações e produtos educacionais desenvolvidos no âmbito do PROFEPT/IFRO buscam apresentar alternativas aos problemas relacionados ao desenvolvimento da EPT (Educação Profissional e Tecnológica) em Rondônia, principalmente. As pesquisas abordam problemas relacionados às práticas educativas e à organização e memória de curso técnico integrado ao ensino médio, curso técnico subsequente, curso de formação inicial e continuada (FIC), entre outras possibilidades relacionadas à EPT.
Além de alcançar diferentes grupos sociais onde as pesquisas são realizadas, há temáticas emergentes importantes como a pesquisa Abuso e assédio sexual no meio escolar: desenvolvimento de estratégias de enfrentamento e prevenção no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - campus Porto Velho Calama, realizada pelo pesquisador DAVID MOURAO LOPES sob orientação da Profa. Dra. Xênia de Castro Barbosa oportunizando a reflexão sobre o encorajamento e a confiança da vítima em procurar a ajuda da escola.
A pesquisa A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO IFRO: escritoras negras na formação leitora humanística e omnilateral nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama realizada por IVONETE DA SILVA CARDOSO VIEIRA orientada pela Profa. Dra. Iza Reis Gomes Ortiz também é um destaque favorecendo que a leitura e preservação da Literatura africana e afro-brasileira seja inserida no contexto educacional do IFRO.
A pesquisa O CONSELHO DE CLASSE NUMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DENTRO DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA - CAMPUS GUAJARÁ-MIRIM realizada por WAGNER TENORIO DOS SANTOS, sob orientação da Profa. Dra. Josélia Fontenele Batista também representa o alcance social quando aborda questões sobre a educação inclusiva, além do alcance geográfico além do município sede do curso.
A pesquisa Protótipo de bancada didática, aplicada à disciplina de CLP do curso de eletrotécnica do Campus Porto Velho Calama realizada por FERNANDO GROMIKO HELENA, orientada por EDILBERTO FERNANDES SYRYCZYK foi destaque no campo da inovação tecnológica na linha em que se propôs a pesquisa trazendo não só uma ferramenta inovadora, como também propostas pedagógicas aderentes.
A pesquisa POR UMA SOCIOLOGIA QUE CONTEMPLE TEMÁTICAS AMAZÔNICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA realizada por DANIELE SEVERO DA SILVA, orientada pela Profa. Dra. Lediane Fani Felske é uma amostra da abordagem regional Amazônia que evidencia o diferencia da oferta do curso em rede, mas que permite um inserção com identidades próprias.
A pesquisa Os saberes indígenas e a Educação Profissional e Tecnológica: contribuições do povo Apurinã para a formação integral, em andamento, realizada por Antonio Pereira Sobrinho que é indígena e orientada pela Profa. Dra. Lediane Fani Felske também é outra amostra de inserção em grupo social que o PROFEPT tem oportunizado.
Além disso, alguns desses materiais são replicáveis dentro da Rede IF e em outras instituições de formação profissional e educacional básica, dada as relevâncias de suas abordagens. Elas acontecem em diferentes cidades de Rondônia, promovendo a interiorização do ensino da pós-graduação no estado de Rondônia, conforme previsto no PDI/IFRO, e fazendo jus a uma das principais características da Rede Federal, que é a sua capilaridade.
Os professores e alunos têm participado de vários eventos (seminários, congressos e roda de conversa) pertinentes ao ProfEPT. Como o CONEDU - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO que já está em sua XI edição. No ano de 2024 foi realizado o I Seminário do PROFEPT/IFRO: Produtos Educacionais e os impactos socioeducativos que contou com a presença de palestrantes de outras instituições e participantes de todo o Brasil. 34 estudantes, 18 ouvintes, 19 pesquisadores e 11 egressos foram mapeados pelo rastreamento das inscrições. O público era de vários estados do Brasil.
- Consulte as produções locais em: https://repositorio.ifro.edu.br/home
- Consulte as produções nacionais em: https://obsprofept.midi.upt.iftm.edu.br/Egressos
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