Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Receitas e Despesas



Nesta seção são divulgadas informações sobre a previsão e arrecadação de receita pública e execução orçamentária e financeira detalhada do Instituto Federal de Rondônia, além das obras e viagens a serviços.

O que é Orçamento Público?

O Orçamento Público é o instrumento de planejamento que estima as receitas que o Governo espera arrecadar ao longo do próximo ano e, com base nelas, autoriza um limite de gastos a ser realizado com tais recursos. Ao englobar receitas e despesas, o orçamento apresenta-se como peça fundamental para o equilíbrio das contas públicas e indica para a sociedade as prioridades definidas pelo Governo, como por exemplo: o gasto com educação e saúde.

No link a seguir, você terá acesso ao Orçamento do Instituto Federal de Rondônia - IFRO: Orçamento IFRO

Para saber mais sobre Orçamento Público acesse o link: Orçamento Público Federal

O que são receitas públicas?

São consideradas receitas, os recursos financeiros (impostos, taxas, contribuições, entre outros) auferidos e que servem para custear as despesas e os investimentos.

No link a seguir, você terá acesso ao Orçamento do Instituto Federal de Rondônia - IFRO: Receitas IFRO.

O que são despesas públicas?

São os gastos do Governo para prover bens e serviços públicos à população (por exemplo, saúde, educação e rodovias), além dos gastos necessários para a manutenção da estrutura do Estado.

São consideradas despesas quaisquer gastos com aquisição e contratação de obras e compras governamentais. A execução financeira é a utilização dos recursos financeiros visando a atender à realização dos programas, ações e projetos e/ou subatividades atribuídos às unidades orçamentárias.

No link a seguir, você terá acesso à Execução das Despesas do Instituto Federal de Rondônia – IFRO: Execução das Despesas do Orçamento do IFRO

Para potencializar o controle social e a gestão participativa através da transparência das informações o IFRO publica mensalmente, em uma linguagem mais acessível, a Execução das suas Despesas no Painel de Orçamento e Finanças do IFRO. Clique aqui para acessá-lo. O login e senha são:visitante em letras minúsculas.

Fim do conteúdo da página
-->