O Campus
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Ji-Paraná contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2009.
Com sede localizada na Rua Rio Amazonas, n° 151, inaugurado em 2009, o campus possui atualmente 120 profissionais, sendo 65 docentes e 55 técnicos administrativos e mais de 1000 alunos matriculados em cinco cursos técnicos, um superior tecnológico e uma licenciatura.
O Campus Ji-Paraná situa-se no bairro Jardim dos Migrantes, em uma área construída de cerca de 7.400m². Contando com estrutura moderna, o campus executa ações de ensino, pesquisa e extensão, voltadas para a preparação dos alunos para o mercado de trabalho.
O Campus Ji-Paraná tem perfil industrial e oferta Cursos Técnicos de Nível Médio nas modalidades integrado, subsequente e concomitante ao Ensino Médio (Informática, Química, Florestas, Administração etc.), Cursos Superiores de Tecnologia (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Comercial, Gestão Pública), Licenciatura (Química), Bacharelado (Engenharia Florestal), Especializações (a exemplo de Informática na Educação) e Cursos de Formação Inicial e Continuada — FICs (diversos, sob demanda da comunidade ou por iniciativa do Campus).
As atividades de pesquisa e extensão são realizadas dentro das áreas dos cursos, conforme as necessidades da região e de acordo com a formação e experiência dos servidores. Para fortalecimento deste perfil, foi implantado o Centro de Inovação Tecnológica, com especialidade em Recursos Naturais da Amazônia. O Centro integra laboratórios, Núcleo Incubador de Empreendimentos, Núcleos de Extensão, Núcleos de Ensino e outros espaços de produção do conhecimento e prestação de serviços.
O Campus Ji-Paraná contribui para o desenvolvimento local e regional com a oferta de dezenas de cursos, milhares de vagas e uma grande quantidade de projetos, muitos em forma de parceria com entidades representativas e setores produtivos.
O Campus Ji-Paraná do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) foi implantado em uma unidade onde funcionava a Escola Agrotécnica Sílvio Gonçalves de Faria, fundada conforme o Decreto Estadual 1.884, de 10 de fevereiro (RONDÔNIA, 1984), e cedida para as instalações do que seria a Unidade de Ensino Descentralizada (Uned) de Ji-Paraná, como integrante da Escola Técnica Federal de Rondônia, que não chegou a ofertar cursos. O IFRO “[...] resultou da integração da Escola Técnica Federal de Rondônia (em construção) e da Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste”, conforme consta no portal eletrônico do Ministério da Educação — MEC (BRASIL, 2009).
A gestão inicial da Uned Ji-Paraná era do Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (Cefet/AM), que realizou concurso público para o primeiro provimento de vagas de Técnicos Administrativos e Professores do Ensino, Básico, Técnico e Tecnológico (CEFET, 2008). O Campus Ji-Paraná do IFRO, segundo o MEC (2009), foi o primeiro a funcionar a partir do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica instituída por meio da Lei 11.892, de 29 de dezembro (BRASIL, 2008). O terreno e toda a infraestrutura da Uned Ji-Paraná foram doados ao IFRO pelo Governo do Estado de Rondônia, com apoio da Prefeitura Municipal.
PRIMEIROS CURSOS
Os primeiros cursos do Campus Ji-Paraná do IFRO foram o Técnico em Móveis Subsequente ao Ensino Médio e os Cursos Técnicos em Florestas e em Informática nas modalidades Integrado e Subsequente ao Ensino Médio. Essas formações foram definidas conforme levantamento de demanda no Município e contava com 41 servidores. Em 2010, após processos formais de escolha, incluindo-se audiência pública, foi implantado o Curso de Licenciatura em Química.
O Campus possui atualmente um grande portfólio de cursos e serviços, que podem ser reconhecidos no portal eletrônico do IFRO, em www.ifro.edu.br, no Painel de Indicadores, em https://painel.ifro.edu.br/pentaho/plugin/painel/api/gageral, e nos registros internos do Campus.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Rondônia ganha mais uma escola técnica. Brasília: MEC, 2009. Disponível em http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/rondonia-ganha-mais-uma-escola-tecnicarondonia-escola-tecnica-ji-parana. Acesso em 7 de agosto de 2023.
BRASIL. Presidência da República. Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008: Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília: Presidência, 2008.
CEFET/AM. Edital 11, de 26 de setembro de 2008: concurso público. Disponível em https://www.pciconcursos.com.br/concurso/edital-cefet-ro-oferece-52-vagas-para-porto-velho-e-ji-parana. Acesso em 7 de agosto de 2023.
IFRO. Painel de Indicadores: Ensino — informações gerais. Disponível em: https://painel.ifro.edu.br/pentaho/plugin/painel/api/gageral. Acesso em 7 de agosto de 2023.
RONDÔNIA. Gabinete do Governador. Decreto 1.884, de 10 de fevereiro de 1984: Integra a estrutura da Secretaria de Estado da Educação a Escola Agrotécnica Sílvio Gonçalves de Faria, no Município de Ji-Paraná. Porto Velho: Gabinete do Governador, 1984.
Confira os projetos de Pesquisa e Extensão desenvolvidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Ji-Paraná.
Projetos - Clique para baixar:
O Campus Ji-Paraná conta com 20 salas de aulas convencionais, e laboratórios nas áreas de Física, Química, Solos, Sementes, Informática, Artes, Hardware, além de auditórios, estufa, marcenaria, biblioteca e quadra poliesportiva.
Croqui do Campus - Clique para baixar:
Metragem das áreas contruidas - Clique para baixar:
Veja imagens do Campus Ji-Paraná:
Nome do IF/Campus: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Ji-Paraná
Perfil do campus: Industrial
Endereço: Rua Rio Amazonas, n° 151 – Jardim dos Migrantes CEP: 78900-730
Telefone: 69 2183-6906 / 69 2183-6907
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Funcionamento: Segunda a Sexta das 7 às 22h30 (exceto setores administrativos)
Organograma do Campus Ji-Paraná vigente
Baixe o Organograma em PDF: Clique Aqui!.
I. Órgãos Colegiados
1. Conselho Escolar
2. Colegiado de Curso
3. Conselho de Classe
II. Órgãos Executivos
1. Direção-Geral (DG)
1.1. Chefia de Gabinete (CGAB)
1.1.1. Protocolo e Arquivo
1.2. Coordenação de Avaliação e Controle Interno (CACI)
1.3. Coordenação de Comunicação e Eventos (CCOM)
1.4. Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP)
1.5. Coordenação de Gestão da Tecnologia da Informação (CGTI)
1.6. Diretoria de Ensino (DE)
1.6.1. Coordenação de Assistência ao Educando (CAED)
1.6.2. Coordenação de Biblioteca (CBIB)
1.6.3. Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA)
1.6.4. Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE)
1.6.5. Núcleo Pedagógico Multidisciplinar (NUPEM)
1.6.6. Departamento de Apoio ao Ensino (DAPE)
1.6.6.1. Coordenação de Educação a Distância (CEaD)
1.6.6.2. Coordenações de Cursos
1.6.6.2.1. Núcleo Docente Estruturante (NDE)
1.6.6.3. Laboratórios
1.7. Departamento de Extensão (DEPEX)
1.7.1. Coordenação de Formação Inicial e Continuada (CFIC)
1.7.2. Coordenação de Integração Escola, Empresa e Comunidade (CIEEC)
1.8. Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (DEPESP)
1.8.1. Coordenação de Pesquisa e Inovação (CPI)
1.8.2. Coordenação de Pós-Graduação (CPOSG)
1.8.3. Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)
1.9. Diretoria de Planejamento e Administração (DPLAD)
1.9.1. Coordenação de Compras e Licitações (CCL)
1.9.2. Coordenação de Gestão de Contratos e Convênios (CCONV)
1.9.3. Coordenação de Patrimônio e Almoxarifado (CPALM)
1.9.4. Coordenação de Orçamento e Finanças (COFIN)
1.9.5. Coordenação de Serviços Gerais (CSG)
1.9.6. Contadoria
Redes Sociais