Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Calama tem debates transformadores na SNCT 2024 com o evento CLM: Conexão, Legado e Movimento

Publicado: Sexta, 13 de Dezembro de 2024, 13h17 | Última atualização em Sexta, 13 de Dezembro de 2024, 17h40 | Acessos: 153

Painel Moradia Digna 01O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, inseriu na programação de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2024 o evento “CLM: Conexão, Legado e Movimento”, reunindo especialistas e professores do campus para discutir temas que unem ciência, tecnologia e educação à sociedade.

Ao longo do dia 09 de dezembro, painéis temáticos conectaram práticas acadêmicas e científicas às necessidades regionais e nacionais. “O CLM é mais que um evento; é um convite à reflexão e à ação. Queremos criar um espaço que inspire e mova pessoas, deixando um legado duradouro para nossos estudantes, professores e comunidade. Destacando que são professores pesquisadores do próprio campus que estão no centro das discussões” afirmou o organizador do evento, Vitor Viana, destacando a importância de integrar ciência e sociedade de forma acessível e reflexiva.

Moradia Digna por Gedeli Ferrazzo, do Projeto Saber Viver, e Daniela Giovanini do Projeto Morar+Rural, foi a temática do primeiro painel, que é um direito fundamental e um dos pilares para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. E para falar sobre “Arquitetura Popular”, foi o Coordenador do Curso Técnico em Edificações, Allan Augusto. O painel foi mediado pelo Diretor-Geral Leonardo Leocádio. Os painelistas abordaram as diversas dimensões da habitação como instrumento de inclusão, qualidade de vida e transformação social.

O painel “Mudanças Climáticas”, composto pela pesquisadora do Instituto Karolinska (Suíça), Nathalia Araújo, e os pesquisadores do Instituto Real Belga de Aeronomia Espacial, Carlos Augusto Bauer Aquino e Christiane Silvestini de Moraes, sob a mediação da Secretária-Geral da Associação Brasileira de Climatologia (ABClima), Graziela Tosini Tejas, trouxe uma análise aprofundada sobre os desafios ambientais e a necessidade de ações concretas.

A Professora Christiane Silvestrini apresentou dados alarmantes sobre a emissão de gases do efeito estufa, mas também destacou a possibilidade de mudança. “Conexão, Legado e Movimento: o nome do evento reflete o que precisamos fazer como sociedade. Tornar a ciência acessível é essencial para que todos compreendam seu papel nesse processo. Não se trata apenas de cobrar políticas públicas, mas de agir localmente para criar mudanças globais,” afirmou a docente.

O painel “Êxitos Acadêmicos”, composto pelos Professores Minelly Azevedo (Prêmio Solve For Tomorrow/Samsung), Eric de Castro (Olímpiadas de Conhecimento), Camila Serrão (OBR/OBI, mediado pela Professora Virgínia Amaral (Prêmio Desafio Liga Jovem/Sebrae), mostrou como projetos inovadores podem transformar a trajetória de alunos e professores.

Minelly Azevedo, vencedora do Solve for Tomorrow, destacou o impacto de sua participação em competições acadêmicas. “O CLM me fez refletir sobre o que significa deixar um legado. Nossas conquistas vão além dos prêmios; são inspirações para outros estudantes e professores que desejam inovar. A conexão criada aqui é uma prova do que podemos alcançar quando colaboramos”.

Virgínia Amaral, orientadora do Projeto AudioTrap, comentou que “eventos como este são fundamentais para incentivar nossos alunos a sonharem mais alto. Foi uma honra compartilhar nossa jornada e ver como ela pode inspirar novas ideias”.

No painel “Práticas Integradoras”, mediado pela Chefe do Departamento de Apoio ao Ensino, Fernanda Dias, a articulação entre ensino, pesquisa e extensão foi destaque. Professora Elisângela Bibá Gomes, apresentou o projeto “Mundo do trabalho, ética e responsabilidade social do técnico em informática”, destacando a relevância de integrar a formação técnica com valores éticos e sociais. “Foi uma oportunidade de aprendizado e troca com os outros painelistas e a plateia. Esses diálogos são essenciais para fomentar novos projetos e fortalecer a formação técnica e humana de nossos alunos,” afirmou Elisângela.

A Professora Maria Odaise Silva dos Santos, que liderou o projeto de combate à dengue com seus alunos de Química, destacou: “Integrar teoria e prática em projetos que impactam a comunidade é uma forma poderosa de inspirar os alunos a se tornarem protagonistas de suas histórias”. Conforme a Professora Gracilene Nunes da Silva, com o Projeto “Patrimônio material e imaterial como identidade cultural dos portovelhenses”, ressaltou que “estes projetos não apenas educam, mas também valorizam nossas raízes culturais, reforçando o senso de identidade dos estudantes”.

O painel sobre Igualdade Étnico-Racial discutiu as lutas e conquistas das comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. A pesquisadora, das comunidades afro-antilhanas, mediadora do painel, Cledenice Blackman enfatizou a importância de promover o respeito à diversidade cultural e étnica no Brasil. “Quando falamos de igualdade étnico-racial, estamos tratando de construir um futuro mais justo e igualitário. É uma luta que começa na educação e se estende para toda a sociedade. Este painel é um espaço essencial para dar visibilidade a essas histórias e fortalecer o diálogo sobre pertencimento e identidade”, afirmou Cledenice, cuja fala emocionou o público.

Os painelistas Alyne de Fátima Lourenço dos Santos, pesquisadora dos povos indígenas; Iranira Geminiano de Melo, especialista nos povos ribeirinhos; e Cassio Alves Lus, defensor dos direitos quilombolas, enriqueceram o debate com suas vivências e pesquisas.

Como avaliação final, o CLM foi um marco na SNCT 2024, unindo ciência, educação e tecnologia em prol de um futuro mais sustentável e inclusivo. “Os debates mostraram que o verdadeiro legado está na inspiração que deixamos para as próximas gerações. Conexão, Legado e Movimento são mais do que palavras; são um chamado à ação”, concluiu Vitor Viana.

  • Calama-CLM
  • Painel_EtnicoRacial_01
  • Painel_EtnicoRacial_5
  • Painel_EtnicoRacil_02
  • Painel_Exitos_Acadêmicos_01
  • Painel_Moradia_Digna_01
  • Painel_Moradia_Digna_02
  • Painel_Moradia_Digna_05
  • Painel_Mudanças_Climáticas_02
  • Painel_Mudanças_Climáticas_03
  • Painel_Êxitos_Acadêmicos_03
  • Painel_Êxitos_Acadêmicos_04
  • Painel_Êxitos_Acadêmicos_04_1
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.