IFRO finaliza Fóruns de Gestão no Campus Vilhena

Publicado: Quarta, 29 de Março de 2017, 19h52 | Última atualização em Quinta, 08 de Março de 2018, 18h20 | Acessos: 2233

Fórum de Gestão Etapa Vilhena 6

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), através da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), realizou na segunda-feira (27) a finalização dos Fóruns de Gestão nos campi. Mais de 100 pessoas, entre alunos, servidores e comunidade externa, se reuniram no Campus Vilhena para debater demandas da instituição. A atividade integra o processo de Planejamento Estratégico Institucional que agora segue com a análise dos dados coletados, com o objetivo de construir o mapa estratégico que vai sintetizar as estratégias que o IFRO vai adotar para os próximos anos de gestão.

Fazendo uma avaliação parcial dos Fóruns, o Reitor Uberlando Tiburtino Leite, disse que as atividades foram extremamente produtivas, com contribuições tanto da comunidade interna do IFRO quanto do público externo. “Percebemos que todos os campi e Reitoria trouxeram propostas e demandas que mostram a situação que o IFRO vive hoje de avanço em algumas áreas, mas com demandas de aperfeiçoamento de algumas ações que já existem. Avaliamos positivamente os fóruns, a participação dos campi e da comunidade externa, isso foi ponto de respaldo para a posposta do Plano de Desenvolvimento Institucional que será produzido ao final”, comentou acrescentando que todas as ações e esforços do IFRO começam a ter o respaldo da comunidade: “Começamos de fato a trabalhar a cultura do planejamento institucional para que no futuro tenhamos cada vez mais projetos institucionais consolidados e não projetos de gestão”.

A Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional (Prodin), Maria Fabiola Assumpção Santos,  reforçou a importância da participação da comunidade externa nos Fóruns de Gestão. “No planejamento é importantíssimo a participação de ex-alunos, parceiros externos que nos ajudam com estágio, que são empregadores dos alunos que formamos, então ouvi-los é muito importante, além da participação da comunidade interna que talvez daqui cinco anos não vai estar mais na instituição, mas vão deixar uma contribuição importante para o desenvolvimento da instituição”, disse.

Foram realizados sete fóruns contemplando todos os campi e Reitoria do IFRO. Durante os eventos, que iniciaram no dia 07 de março em Colorado do Oeste, mais de 800 pessoas participaram do levantamento de demandas.  “A partir daí vai ser possível trazer essas demandas para o nosso planejamento estratégico e isso vamos transformar em projetos e ações estratégicas do IFRO para poder atender essas demandas, tanto da comunidade interna quanto do mercado e da sociedade. Agora o próximo passo é analisar todas informações levantadas para realizar a construção do mapa estratégico, que sintetizará estratégias para os próximos cinco anos de gestão”, comentou o Diretor de Planejamento do IFRO, Leonardo Araújo.

O consultor Fernando Celestino Ferreira Quintans, da Steinbeis Sibe do Brasil, empresa que está assessorando o processo de elaboração do novo PDI do IFRO, destacou a participação de estudantes nos fóruns. “A participação dos alunos é sempre muito importante e isso é um dos pontos positivos a destacar no balanço geral de todos os fóruns. Essa participação é bem frutífera em termos de ideias, e colhemos bons frutos a partir daí”, destacou. O profissional ressaltou ainda que as demandas levantadas durante os fóruns, complementadas com outros pontos importantes, como entrevistas, pesquisa realizadas com servidores e análise estratégica de pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, vão auxiliar na construção de um mapa estratégico mais estruturado e de maior qualidade. “Na semana que vem a gente começa a estabelecer com o grupo de validação do projeto e com a assessoria de comunicação um plano de comunicação da estratégia, depois temos uma capacitação em como elaborar um mapa estratégico e um terceiro passo que é a formulação do mapa estratégico onde a consultoria vai trazer uma proposta elaborada com base em tudo o que ouvimos para validação de todo o Colégio de Dirigentes”, elencou.

Para o Diretor-Geral do Campus Vilhena, Aremilson Elias de Oliveira, as informações obtidas nos debates vão auxiliar, por exemplo, na definição dos cursos para a unidade, além de outras demandas. “Esse planejamento vai nos oferecer um norte, independente de quem estiver na gestão nos próximos anos. Pudemos verificar como estamos a partir do olhar dos alunos, dos servidores e da comunidade e como deveremos trabalhar a partir do que foi levantado no fórum”, avaliou.

A administradora do Campus Vilhena, Daniele Villena, que atua na gestão de pessoas, esteve do Fórum e reforçou a importância da participação dos servidores nos debates. “Foi uma grande oportunidade para os servidores estarem inseridos nesse processo. Penso que nos próximos 5 anos, depois que esse planejamento estiver pronto a partir de outubro, aí o nosso desafio será o de implementar, executar e acompanhar o que foi proposto e manter viva essa visão de que o planejamento é importante”, disse.

Além da participação de alunos e servidores do Campus, o Fórum de Vilhena contou também com a colaboração de egressos. Foi o caso do universitário Dhonatan Pagani, que cursou o Técnico Integrado em Eletromecânica. “É de fundamental importância ouvir o ator principal do processo, que é o aluno. Nas salas de debates que participei no fórum, muito estudantes deram soluções fantásticas para problemas da realidade deles. Vejo como muito importante ouvir toda a sociedade para a gente conseguir construir um instituto cada vez mais consolidado”, afirmou.

Acompanhe o Planejamento Estratégico do IFRO no seguinte link: http://portal.ifro.edu.br/planejamento-estrategico

Mais informações sobre os Fóruns de Gestão nos links:

• Fórum_de_Gestão_-_Etapa_Vilhena__1
  • Fórum_de_Gestão_-_Etapa_Vilhena__10