Gestores avaliam Fóruns nos campi do IFRO

Publicado: Sexta, 10 de Março de 2017, 18h11 | Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2017, 18h35

Campus Colorado2

Terminou nesta sexta-feira (10) a primeira etapa dos Fóruns de Gestão realizados nos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. As atividades, desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), fazem parte do processo de Planejamento Estratégico Institucional. Entre terça-feira (7) e hoje (10) quatro unidades do IFRO realizaram debates com gestores, alunos e membros da comunidade externa para identificar demandas regionais que auxiliarão na elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Fernando Celestino Ferreira Quintans, consultor da Steinbeis Sibe do Brasil, empresa que está assessorando o processo de elaboração do novo PDI do IFRO, reforçou a importância do planejamento nas instituições públicas. “Vivemos em um cenário onde temos redução de custos e contenção de gastos, o que reforça, não só para as instituições de ensino, mas para todas as instituições públicas, a necessidade de um planejamento, necessidade de ter as ações elencadas e priorizadas”, explicou acrescentando que: “Contamos com a participação de aproximadamente 300 pessoas, um resultado muito bom para essa primeira semana. Esperamos para a próxima etapa mais demandas e o mais importante é que as mesmas apareçam sempre voltadas para responder a seguinte questão: ‘Do que nós precisamos?’”.

A Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional do IFRO, Maria Fabíola Santos, também avaliou como positivos os debates realizados nos campi. “Considero a participação da comunidade acadêmica de extrema importância porque nós como gestores, às vezes, não temos a visão de quem está lá no dia-a-dia da unidade. Então ouvir essa comunidade através desse levantamento é fundamental porque trabalharemos justamente em ações que vão atender as realidades e necessidades de cada campus”, ressaltou.

A participação dos servidores e alunos das unidades, que compareceram aos fóruns, segundo o Diretor de Planejamento do IFRO, Leonardo Araújo, vai contribuir para o processo de construção do planejamento estratégico institucional, através da exposição de demandas e desafios que a instituição deverá enfrentar durante os próximos cinco anos.“ Em cada fórum que realizamos percebemos o comprometimento das pessoas em relação aos debates e estamos com um saldo bem positivo e agora a nossa expectativa é realizar também essas discussões de forma bem ampla tanto no Campus Guajará-Mirim, nos campi da Capital e no Campus Vilhena, onde será realizado o último fórum”, informou.

• Campus_Ariquemes
  • Campus_Ariquemes1