Estudantes de Ji-Paraná participam de ações de Projeto de Extensão

Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2019, 13h20 | Última atualização em Segunda, 19 de Agosto de 2019, 18h25 | Acessos: 782

Dia dos Estudantes 1A comunidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, contou com ações do Projeto de Extensão “Lazer e Integração Social como Processo de Desenvolvimento para a Cidadania” no Dia do Estudante. Em evento realizado no dia 12 de agosto, os bolsistas do Projeto buscaram fortalecer a prática de lazer e integração social da comunidade e dos estudantes do Campus Ji-Paraná. Foram convidados alunos, servidores, pais e amigos.

O evento iniciou com a composição da mesa pelos membros do Centro Acadêmico de Engenharia Florestal e do Grêmio Estudantil. Após isso, ocorreu a certificação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), bem como dos estudantes destaques da instituição. Houve também a execução de duas músicas do Projeto Orquestra IFRO - Ação Social pela Música do Brasil, contando com a presença do músico Rafael Fontenele.

“Para nós é um grande prazer, pois vejo o quanto as crianças e os adolescentes do projeto podem crescer e melhorar sua autoestima. E a comunidade pode ter acesso a uma linguagem musical de pouca divulgação em nosso Estado, que é a música erudita, e a uma orquestra”, comentou Fontenele.

Ocorreram ainda atividades que visaram maior integração, como a competição em duplas no aplicativo Kahoot, com temáticas voltadas para a atualidade, filmes, áreas institucionais e outras, organizado pela coordenação do Curso de Informática. Além de brincadeiras diversas sob a coordenação do Grêmio Estudantil.

Para a Presidente do Grêmio Estudantil, Thais Cordeiro Mendes, “foi gratificante ao Grêmio participar desse dia tão especial, no qual foi comemorado o Dia do Estudante e dos Pais, pois conseguimos unir alunos, servidores, pais e comunidade externa, realizando assim um de nossos objetivos que é a integração de todos. Quanto às gincanas, foram todas bem feitas e bem conduzidas, sendo que ao final de cada uma os ganhadores recebiam medalhas pela sua vitória”.

Conforme depoimento da Presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Florestal, Náthaly de Jesus Vieira da Vitória, “o Dia do Estudante desse ano realmente homenageou os estudantes, principalmente com a ideia da composição da mesa ser feita por estudantes, e a premiação de alunos destaques incentivando os outros a darem o seu melhor. E as dinâmicas com os alunos de cursos diferentes foram boas para a integração”.

Acadêmicos e professores do curso de Educação Física do Centro Universitário São Lucas de Ji-Paraná foram colaboradores em atividades do Dia do Estudante. Durante o evento, ainda foi possível participar das brincadeiras organizadas pela Coordenação de Química, como carrinho de mão e cabo de guerra, e pela Coordenação de Florestas, que executou a corrida no saco. Já a Coordenação de Assistência ao Educando (CAED) cuidou da preparação da alimentação, realizou brincadeiras e organizou sorteios durante as atividades.

“Foi a primeira vez que falei para tantas pessoas. Fiquei bem medroso no começo, mas no decorrer fui pegando o gosto e perdendo a timidez. E isso foi muito bom, pois enquanto futuro profissional eu preciso desenvolver essa habilidade de comunicação”, explicou o Estudante Colaborador do Projeto, Aldo José Ribeiro Junior, que atuou como mestre de cerimônia no evento.

Gleison Guardia, representante dos pais e da Direção-Geral na festividade, disse que comemorar “com os estudantes o seu dia é ao mesmo tempo comemorar também conosco, pois somos estudantes até o último dia de nossas vidas. A escola, instituição formal criada para o ensino, é, na verdade, um laboratório social que permite preparar a criança para a vida, o convívio social e as relações da vida adulta. Nela, as crianças deixam o ambiente ‘bolha’ em que vivem em casa, cercados por conceitos comuns, religião e culturas, para inserirem-se em um ambiente onde se encontram pessoas de outras raças, costumes, crenças religiosas, deficiências etc.”.

O momento de convivência com as diferenças trouxe bons resultados também para a estudante do Curso Técnico em Informática do Campus Ji-Paraná, Isabela Ferraz. “Acho muito bom. Atitudes assim partindo da instituição, mesmo que pareçam simples, são ações que nos deixam felizes e nos motivam de certa forma. Espero que essas ações continuem, que de alguma forma isso atinja a todos os alunos para que todos se sintam acolhidos e motivados a sempre ser o melhor que puderem”, avaliou Isabela.

• Dia_dos_Estudantes_1
  • Dia_dos_Estudantes_2