IFRO Ji-Paraná entrega produto de pesquisa à FUNAI

Publicado: Segunda, 11 de Março de 2024, 18h37 | Última atualização em Segunda, 11 de Março de 2024, 18h38 | Acessos: 205

Campus Ji Paraná entrega Funai 1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, tem desenvolvido ações e projetos junto aos povos indígenas da região. E um dos projetos em andamento há quatro anos é a pesquisa “Tecnologias de impressão 3D aliadas ao processamento geográfico de Terras Indígenas de Rondônia”.

Como resultado do trabalho, no dia 29 de fevereiro, os coordenadores Lediane Fani Felzke e João Eujácio Teixeira, juntamente com o bolsista Matheus Henrique de Lima, procederam à entrega do mapa tridimensional da Terra Indígena Igarapé Lourdes, na sede da Coordenação Regional da Funai (Fundação Nacional do Índio), em Ji-Paraná. O mapa 3D foi recebido pelo Coordenador Regional, Leandro Arara. Em 2023 dois outros exemplares da TI Igarapé Lourdes, onde vivem os povos Karo Arara e Ikólóéhj Gavião, foram entregues diretamente aos seus representantes, nas respectivas comunidades.

Para o estudante do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Matheus Henrique, bolsista da pesquisa, “a utilização da impressão 3D para mapear terras indígenas representa um avanço significativo na preservação e no reconhecimento dos direitos dessas comunidades. Ao imprimir modelos tridimensionais das terras, a Funai e outros órgãos podem visualizar e compreender melhor a extensão e os detalhes geográficos desses territórios, facilitando a tomada de decisões e a implementação de políticas de proteção ambiental e cultural. Além disso, esses mapas tridimensionais podem servir como ferramentas educativas e de conscientização, ajudando a promover o respeito e a valorização das culturas indígenas e de sua relação com o meio ambiente”.

O projeto de impressão 3D encontra-se em desenvolvimento, apoiado pelo edital de pesquisa 14/2023 da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesp/IFRO). Além da participação do bolsista do ensino superior, conta com a participação da bolsista Ana Paula Ronquette Porto e da aluna voluntária Isabelly Pimentel, ambas do Curso Técnico em Informática.

Atualmente está em execução a impressão da Terra Indígena Uru Eu Wau Wau, onde vivem os povos Jupaú (Uru Eu Wau Wau), Amondawa e povos isolados; e da Terra Indígena Sete de Setembro, do povo Paiter Suruí. Os docentes do IFRO que coordenam o projeto explicam que, a pedido de lideranças indígenas, os mapas de outras terras indígenas também estão sendo modelados para impressão.