Campus Ji-Paraná participa de parceria para implantação do aplicativo Guardiões da Amazônia

Publicado: Segunda, 01 de Junho de 2020, 16h18 | Última atualização em Segunda, 01 de Junho de 2020, 16h18 | Acessos: 54739

Guardiões da AmazôniaO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ji-Paraná (Semeia), o Exército/17ª Brigada de Infantaria de Selva e o Corpo de Bombeiros de Ji-Paraná reuniram-se para ampliar parcerias para o aplicativo Guardiões da Amazônia, desenvolvimento, implantação e validação.

O APP, que está em fase de projeto piloto para web e aparelhos móveis, tem como objetivo principal a proteção da região Amazônica no tocante a ilícitos ambientais, fornecendo uma ferramenta para que a sociedade possa fazer denúncias dos desmandos mais comuns e danosos ao meio ambiente que são praticados na região. A plataforma reúne dados para diferentes órgãos que combatem esse tipo de crime, possibilitando atuação de forma integrada. O Guardiões da Amazônia nasce junto com a Operação Verde Brasil 2, deflagrada em maio deste ano pelo Governo Federal.

No aplicativo móvel, o envio das denúncias ocorrerá de forma segura e precisa, havendo ainda possibilidade de uso gamificado. O usuário pode fazer uma denúncia de forma anônima ou pode optar por se cadastrar, de ambas as formas seus dados não serão expostos. Porém, caso se cadastre, pode desfrutar da parte de gamificação do aplicativo. Receber medalhas virtuais e ter uma posição no ranking geral ou do seu estado ou até do município.

A precisão da denúncia significa que junto com fotos e a observação, também será enviada a localização geográfica do local em que ocorre o ilícito, o que facilita muito para os órgãos que receberão as denúncias. Através do aplicativo também é possível visualizar as informações de focos de calor geradas por satélites, que pode ser recurso útil para órgãos como bombeiros.

Módulo Web

A plataforma web é de uso restrito dos órgãos parceiros. Nela os diversos órgãos cadastrados podem ter acesso aos conteúdos de gestão: acesso a todas as denúncias de queimadas e a todos os focos de calor na área de abrangência do município; mapa com plotagem das denúncias; mapa com plotagem dos pontos de focos de calor recebidos via satélite; relatórios dos municípios com maior número de queimadas; relatórios que mostram números de denúncias e focos de calor segmentados por estados ou municípios mostrados em uma linha do tempo dia após dia, entre outros.

A validação do projeto ocorrerá na Semana do Meio Ambiente do IFRO Campus Ji-Paraná e Semeia. Atualmente, na plataforma web do sistema já estão disponíveis os alertas de desmatamento do DETER/INPE, em toda a Amazônia Legal. Bem como já foi registrada a primeira denúncia no sistema, vinda de evento ocorrido na área urbana de Ji-Paraná.

IFRO

Segundo a professora da disciplina de Incêndio do Campus Ji-Paraná, Lorena de Souza Tavares, “o aplicativo Guardiões da Amazônia é uma ferramenta espetacular, pois permite que as denúncias sejam recebidas pelos órgãos fiscalizadores com informações e localização precisas e disponibilizadas em tempo real”.

Lorena explica ser um aplicativo de fácil utilização. “Vem para contribuir com a sociedade na luta contra as queimadas irregulares e incêndios florestais, que tanto prejudicam a população e o meio ambiente. O aplicativo também está contribuindo para as atividades de ensino da disciplina Incêndios Florestais, que ministro para alunos da Engenharia Florestal, pois com o uso da ferramenta eles estão percebendo o quanto essa prática de queima é intensa em nosso Estado”, diz a docente.

Para a coordenadora de Educação a Distância do Campus Ji-Paraná, Ilma Fausto, a implantação do aplicativo e o aprendizado para os acadêmicos trará benefícios para as instituições envolvidas e para a sociedade. “Sou Analista de Sistemas e somos parceiros na construção do software Guardiões da Amazônia. Esse aplicativo que é norteado para a proteção da região Amazônica no tocante a ilícitos ambientais e está sendo validado pelos alunos do curso de Engenharia Florestal, sob as orientações da Secretária do Meio Ambiente, Kátia Casula, em parceria com a CEAD, para fins de melhoramentos e inserções de funções no aplicativo para que possa atingir os objetivos de reduzir danos ao meio ambiente.

A Professora Ilma ainda conta que o aplicativo foi iniciado no mês de maio e será apresentado no evento da Semana Nacional do Meio Ambiente do Campus Ji-Paraná.  “Está sendo validado durante os meses de maio/setembro e a CEAD sabe da importância destas ações para a região Amazônica, diante do cenário atual”, afirma.

Para informações sobre a Semana do Meio Ambiente, clique AQUI.