Evento “Conexão Florestal IFRO” é realizado pelo Campus Ji-Paraná

Publicado: Sexta, 24 de Abril de 2020, 18h47 | Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2020, 18h38 | Acessos: 67584

Conexão Florestal IFROO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, realiza desde o dia 15 de abril o 1º evento do Curso de Engenharia Florestal totalmente on-line da unidade. Chamado de “Conexão Florestal IFRO”, o evento contará com palestras todas as quartas-feiras, às 15 h, até o dia 15/05/2020. A atividade tem o intuito de fomentar a troca de experiências entre alunos e profissionais da área, que irão abordar experiências e temas voltados à atuação do engenheiro florestal.

A ação está sendo promovida pela Coordenação de Engenharia Florestal do Campus Ji-Paraná, coordenada pela professora Janice F. do Nascimento e pelas colaboradoras professoras Lorena de S. Tavares e  Ilma Fausto.

A primeira palestra contou com a participação do biólogo, doutorando em Biologia Animal pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Curador Assistente da Seção de Entomologia da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Vinícius da Costa-Silva, que ministrou a palestra com o tema “Entomologia Forense”. Foram duas horas de palestra com participação assídua de 120 pessoas, dentre alunos e profissionais de diversas áreas e de diferentes regiões do país (AM, AC, MT, PR, PA).

Ao final da fala do palestrante foi aberto espaço para perguntas e os participantes aproveitaram para sanar suas curiosidades e deixar comentários quanto à palestra. A ex-aluna do Curso Técnico em Florestas do IFRO e atualmente aluna de Engenharia Florestal da UFMT, Waldelaine Hoffmann, disse que achou “[...] muito interessante trazerem esse tema, parabéns!”.  A aluna de Engenharia Florestal do IFRO, Geicieli Ramirez, parabenizou o professor Vinícius, avaliando de forma positiva a palestra. “Excelente! Acredito que experiências como essa nos fazem ter mais entusiasmo de sempre estar em busca de conhecimento”, disse.

A segunda palestra aconteceu no dia 22/04 tendo como tema “Engenharia Florestal: Traçando seu Caminho e Abraçando Oportunidades” com Álvaro Soares, professor da Universidade Federal de Uberlândia. A programação teve duração de duas horas entre palestra e arguições, com participação em torno de 90 pessoas.

Segundo a Coordenação do evento, a receptividade dos alunos foi excelente, pois puderam vislumbrar as diversas áreas do curso que podem seguir na sua vida profissional. A acadêmica Ellen, do 1° período do curso de Engenharia Florestal do IFRO, avaliou a palestra da seguinte forma: “Foi muito interessante e  motivacional,  gostei muito”. O aluno Eric Augusto do 1° período do curso também aprovou a atividade. “Foi maravilhosa a palestra, foi muito bom ouvir e conhecer a história de outros profissionais de fora do estado, formados na área”. De acordo com aluna Hanny Daniely a ação foi “ [...] muito interessante e me ajudou bastante a conhecer as diversas áreas em que podemos trabalhar e me identifiquei bastante”. A discente Valéria Crispim disse que “[...] particularmente considerei uma apresentação incrível, nos mostrou o quanto é importante aprimorar conhecimentos, saber línguas estrangeiras e principalmente estar aberto a novas possibilidades em todas as áreas da Engenharia Florestal”.

Nas próximas quartas-feiras serão abordados os seguintes temas: Empreendedorismo Florestal, Logística e Otimização Florestal, Silvicultura, entre outros. Para participar do evento, os interessados devem se inscrever no seguinte endereço eletrônico: https://www.even3.com.br/conexaoflorestalifro2020 optando pela palestra da semana.

• Conexão_Florestal_IFRO
  • Conexão_Florestal_IFRO_-_Palestra_-_1