Aulas no Campus Ji-Paraná fazem conexão com a realidade atual vivida

Publicado: Quinta, 23 de Abril de 2020, 09h39 | Última atualização em Quinta, 23 de Abril de 2020, 12h28 | Acessos: 69247

Arquivo Campus Ji Paraná Sala de AulaO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, criou aulas de forma a conectar o conhecimento das disciplinas ao momento de pandemia vivido mundialmente.

Na disciplina de Sociologia, foram trabalhados com algumas turmas dois temas relacionados à COVID-19. Um fórum sobre a semelhança entre o conceito de Fato Social e o Coronavírus, para que os alunos interagissem a respeito. “Foi proveitoso, pois muitos contribuíram”, comenta o Professor Geraldo Castro Cotinguiba. O outro debate em formato de fórum foi sobre “A força e a fraqueza da sociedade industrial”. “A reflexão era sobre o poder da era industrial e sua debilidade diante de um vírus, a ponto de levar o sistema à beira do caos”, completa.

Conforme a Professora de Empreendedorismo, Tatiana Gigliolla Bernardino dos Santos, nos cursos técnicos em que ministra aulas, ela está trabalhando conceitos de empreendedorismo, dados no Brasil e a importância do empreendedorismo e do empreendedor. Após tratar de informações teóricas introdutórias, houve uma aula utilizando o Google Meet.

“Conversamos bastante sobre esses conceitos, trazendo eles para dentro do cenário atual que nós temos hoje, ou seja, qual a importância do empreendedor, qual a importância do empreendedorismo dentro das expectativas dessa crise que nós estamos vivendo que é a COVID-19. E agora essa semana eu vou tratar com eles o tema educação empreendedora e vou trabalhar também com Motivação”, afirma.

Além de falar sobre Motivação, serão trabalhados o comportamento do empreendedor frente às crises e o tipo de motivação que o empreendedor precisa ter. “Estou convidando para uma aula algumas pessoas do estado que falem sobre empreendedorismo. Vou convidar justamente para trazer todos os conteúdos da área de empreendedorismo para vivência do contexto atual e do que está acontecendo hoje com a questão da economia, em especial”. Entre os convidados está o Mori Alexandre da Tambaqui Valley.

Na área de Educação Física, o Professor Fabrício Gurkewicz Ferreira também irá fazer o paralelismo do tema em sua aula: atividade física, saúde e COVID-19. “Irei conceituar os temas e relacioná-los. Especificamente sobre a atividade física e a COVID-19, irei explicar sobre os estudos que estão sendo feitos sobre esta relação, a importância da atividade física para a nossa imunidade em tempos de pandemia, como fazer atividade física e quais as recomendações, e os riscos de manter um comportamento sedentário”.

Os estudantes terão como tarefa detalhar o que estão fazendo para manter o equilíbrio da saúde em suas dimensões física, mental e social. “Deixarei um espaço aberto para que, caso alguns manifestem interesse, possamos montar um grupo para a realização de atividade física de forma periódica”, diz o docente.

Outras aulas em andamento são na licenciatura em que há atividade sobre a modalidade educação remota/a distância e os acadêmicos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas que tiveram debate em torno do mercado de TI (Tecnologia da Informação) e o home office.