Campus Ji-Paraná promove atividades via webconferência para servidores e estudantes

Publicado: Sexta, 27 de Março de 2020, 14h00 | Última atualização em Sexta, 27 de Março de 2020, 14h38 | Acessos: 89948

Convidados para webconferências em Ji Paraná

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, realizou diferentes atividades via webconferência esta semana. Os encontros objetivam formação continuada interna e também tratar temas de interesse social. Entre as ações estavam a palestra sobre crédito de carbono no Povo Indígena Paiter Suruí e a troca de experiência entre acadêmicos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas com docente da Universidade Federal de Santa Catarina.

Na quarta-feira, dia 25 de março, a professora de Informática Ilma Fausto realizou por videoconferência uma Formação Continuada para Profissionais da Educação do próprio Campus Ji-Paraná, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/IFRO). Entre os itens abordados estavam: Comunicação: Fórum, Diálogo e Mensagens Internas.

A docente explica como os assuntos foram tratados. No caso da avaliação, houve como subtemas: Tarefas (receber envios de alunos), Questionário e Enquete; Grupos e divisão por grupo de atividades; Tarefa: rubricas (avaliação avançada) e envios em grupo; Questionário: tipos de questões avançadas, questões com resposta construída, questões aleatórias, numéricas + unidades; Avaliação por pares (ferramenta “Laboratório de Avaliação” ou Workshop); Questionários off-line (provas tipo teste aplicada presencialmente com correção automática pelo AVA); Relatórios, “analytics” para discutir como escolher ferramentas alinhadas com seus objetivos pedagógicos; entre outras demandas apresentadas durante a reunião remota.

A ação foi realizada pela Coordenação de Educação a Distância (CEaD), Campus Ji-Paraná, para estimular o uso dos recursos do AVA pelos profissionais no atendimento às demandas do público interno e externo.

Convidados externos

Para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), a professora Ilma Fausto em suas aulas remotas convidou o professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Raul Sidnei Wazlawick. Em sua palestra via videoconferência, ele trata de temas correlatos à área de Informática, também com a proposta de estimular o engajamento dos alunos no curso.

A proposta busca oportunizar novas fontes para o aluno, a partir do contato com pessoas com referência nas áreas a serem debatidas. O professor Raul é Doutor em Ciência da Computação, atualmente ministrando em Santa Catarina as disciplinas “Engenharia de Software II”, “Informática e Sociedade” e “Modelagem Orientada” em cursos de graduação, mestrado e doutorado. É ainda autor de livros publicados, membro da International Federation for Information Processing (IFIP) e representante do Brasil no Comitê Técnico de Educação (TC3) e Chair do Working Group on ICT and Higher Education (WG3.2).

Créditos de Carbono

O Secretário-geral da Associação Metareila do Povo Indígena Paiter Suruí, Rubens Naraikoe Surui, foi outro convidado do Campus Ji-Paraná para realizar palestra. O advogado ministrou o tema “Créditos de Carbono na Aldeia Suruí”.

Os créditos de carbono ou Redução Certificada de Emissão (RCE) correspondem a uma unidade emitida pela modalidade que prevê a redução de gases de efeito estufa (GEE), chamada de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), resultante do Protocolo de Kyoto. Esses créditos de carbono podem ser comercializados entre países desenvolvidos que possuem a obrigação de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e países em desenvolvimento que não possuem essa obrigatoriedade.

Em Rondônia, na Aldeia 7 de Setembro, os Suruís já estão trabalhando dentro dessa linha dos créditos de carbono. Como unidades de redução dos gases de efeito estufa, eles equivalem a uma tonelada de dióxido de carbono. Cada tonelada de CO2 não emitida à atmosfera ou reduzida gera um crédito de carbono. E esse crédito é comercializável no Brasil pela Bolsa de Mercadorias & Futuro, por meio de leilões.