Servidores do IFRO participam de ações do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar

Publicado: Quinta, 12 de Março de 2020, 19h46 | Última atualização em Sexta, 13 de Março de 2020, 14h51 | Acessos: 104678

IFRO Mepe 1Servidores que estão cursando o Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (Mestrado Profissional) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), participaram de ação em Porto Velho (RO).

No dia 5 de março, os mestrandos desenvolveram diversas atividades junto à EMEIEF João Afro Vieira, localizada na Vila Princesa. As atividades correspondemm à parte prática da disciplina “Concepções de Aprendizagem e Práticas Curriculares”, ministrada pelo professor Rafael Christofoletti.

Tendo como pano de fundo o direito de aprender, a turma composta, em sua grande maioria, por professores do Instituto Federal de Rondônia de diversos campi do estado, construiu práticas de intervenções junto à respectiva escola. A mestranda Ilma Fausto, professora do Campus Ji-Paraná, explica que a parte prática da disciplina compreendeu dois momentos. A princípio, foi realizada uma visita à escola que possibilitou o contato com diversos atores da comunidade escolar (alunos, professores, direção, supervisão e orientação pedagógica, merendeiras, equipe de limpeza etc.).

No segundo momento, foram criadas e desenvolvidas ações de intervenção: educação tecnológica contextualizada para alunos e servidores da escola no IFRO, Campus Porto Velho Calama, proporcionando aos professores inovação curricular e aos alunos acesso à informação de maneira segura na rede; troca de experiências sobre práticas exitosas frente à evasão escolar; problematizações de práticas junto à biblioteca; orientações no que tange a questões sobre segurança e trabalho; ações de Leitura Literária junto aos alunos (A Cortina da Tia Bá & Quando Me Sinto Feliz) e intervenção artística.

As ações foram elogiadas pela escola. Já para o professor Rafael Christofoletti há de se destacar, para além das ações junto à escola, a importância da experiência na formação dos mestrandos.

• IFRO_-_Mepe_1
  • IFRO_-_Mepe_11