Recepção de pais, alunos dos cursos técnicos e servidores do Campus Ji-Paraná acontecerá na segunda-feira (10)

Publicado: Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 18h11 | Última atualização em Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 19h16 | Acessos: 65763

volta jipaO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, recepcionará em diferentes horários do dia 10/02/2020 os alunos dos cursos técnicos ofertados pela unidade, servidores e pais dos discentes. Na ocasião será realizado treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial com foco nas atividades desenvolvidas pelos docentes, discentes e a importância da família.

O encontro com os alunos acontecerá das 7h30 às 12h. Já com os servidores, das 13h30 às 17h30 e com os pais dos discentes a partir das 19h30. As atividades de acolhida vão de encontro com o objetivo estratégico disposto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2018 -2022) que visa "Intensificar a capacitação e a qualificação de servidores, com foco nos resultados institucionias", além de "Formação de cidadãos capazes de transformar a realidade social".

Programação

Com os docentes será ministrada a palestra intitulada "Ser professor na educação profissional no século XXI", refletindo os seguintes aspectos: Você trabalha em grupo ou equipe? Comprometimento; Comunicação Eficaz; Planejamento; Mudar a forma de administração do tempo; Desenvolver novas habilidades e Gerenciando o clima de trabalho.

Para os discentes será ministrada a palestra intitulada "Desafios e perspectivas para o estudante na educação profissional", refletindo os seguintes aspectos: Valores da Educação; Comportamento, Conhecimento, Habilidades e Atitudes; Novos Rumos Profissionais; Educação x Mercado de Trabalho; Saúde Mental; Alegria de viver o momento educacional.

Os pais poderão conferir a palestra “A importância dos pais na vida escolar”.

Sobre o IFRO

A Diretora-Geral do Campus, Leticia Carvalho Pivetta, ressalta que o ensino no IFRO não é apenas tecnicista, mas com pressupostos de formação integral e humanística, buscando a participação de toda a comunidade. “Nesse sentido, os eventos do dia 10 contarão com a participação de alunos, servidores e pais ou responsáveis, em uma formação voltada para os desafios e perspectiva do ser humano diante da educação formal”, destaca.

O Coordenador de Assistência ao Educando da unidade, Joelson Dias, explica que o setor em que atua trabalha com a parte dos auxílios permanência aos alunos. “Desta forma iremos fazer uma ação conjunta com os alunos dos primeiros anos nas primeiras aulas do dia 11/02/2020, explicando sobre o auxílio, apresentando o campus e entregando os uniformes aos alunos”, explica o servidor acrescentando: “Nós, da Coordenação de Assistência ao Educando, estamos aqui para ajudar e acolher a todos os discentes naquilo que for necessário para um aprendizado, contando com orientadora, psicóloga, enfermagem, assistentes ao Educando. Desejamos a todos os nossos alunos um ótimo início de ano letivo 2020 e que as mentes estejam abertas para um novo aprendizado e que seja transformador para cada um”.

Para o professor Jackson Henrique, que coordena o Curso de Informática ofertado pelo campus, a educação é dever do Estado e da Família, ‘[...] assim, um processo de ensino-aprendizagem completo deve ser realizado tanto na escola quanto na casa do aluno. Desta forma, capacitar os professores e os pais dos alunos é fundamental para alcançar uma educação completa e de qualidade”.

O professor Clayton Ferraz Andrade complementa dizendo que o ambiente escolar no IFRO é um ambiente que visa a integração. “Essa integração ocorre tanto nas atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão quanto na vida social dos alunos. Nossos estudantes, ao ingressaram na instituição, são advindos de várias escolas e cidades. Portanto, um ambiente de recepção cordial e descontraído, é importante para que nossos alunos construam suas novas relações sociais com seus colegas. Dessa forma, acreditamos que a nossa educação transforma-os em cidadãos integrados na sociedade em todos os aspectos”, afirma.