70 crianças e adolescentes fazem parte de projeto musical do Campus Ji-Paraná

Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2019, 12h10 | Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2019, 12h10 | Acessos: 1157

Projeto musical em Ji Paraná 2O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Ji-Paraná, está com projeto na área de música, com participação de mais de 70 crianças e jovens. O projeto “Orquestra Jovem: IFRO” e ação social pela música do Brasil têm como objetivo principal formar pequenos grupos musicais de uma orquestra estudantil. A atividade é realizada em parceria com a ASMB (Ação Social pela Música do Brasil), sob a coordenação dos professores Fernando Pinheiro (IFRO) e Rafael Fontenele (ASMB).

Segundo o Fernando Pinheiro a criação desses grupos musicais e da própria orquestra se consubstancia no sentido de oferecer oficinas de música aos alunos e, em especial, à comunidade vulnerável socioeconomicamente. As oficinas são ministradas para diversos instrumentos musicais, que depois são inseridos para comporem os grupos musicais e a própria orquestra. Busca-se o fomento da cultura no ambiente escolar e contribuir para que a comunidade valorize a cultura da cidade, preservando a memória do gênero instrumental com apresentações musicais voltadas para a comunidade.

As aulas gratuitas são nas áreas de linguagens, de duração musical e cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, clarinete, saxofone, trompete, violão e contrabaixo, acontecendo de segunda a sexta-feira, no período da manhã e da tarde, funcionando como uma escola de música.

Conforme o Professor Fernando, a formação difere do modelo adotado nas escolas tradicionais, porque possuem uma prática de ensino dinâmica em paralelo, e os próprios músicos formam os próximos. Eles também estão montando uma orquestra de violões.

• Projeto_musical_em_Ji-Paraná_1
  • Projeto_musical_em_Ji-Paraná_2