Aula presencial de Libras é realizada no Campus Ji-Paraná

Publicado: Terça, 01 de Outubro de 2019, 18h39 | Última atualização em Terça, 01 de Outubro de 2019, 18h39 | Acessos: 827

Aulas Libras em Ji Paraná UABNo Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, na modalidade Educação a Distância, a disciplina de Libras (Língua Brasileira de Sinais) teve seu encontro presencial realizado no dia 25 de setembro, no IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Ji-Paraná.

A aula foi ministrada pela professora da disciplina, Marina Santana dos Santos. A Libras é estabelecida pela Lei 10.436/2002, como a norma de comunicação e expressão em que o sistema linguístico de natureza visual-espacial, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema de comunicação oriundo da comunidade surda do Brasil.

“Ter um dia para que a aula seja presencial nessa disciplina específica é de suma importância, pois a Língua Brasileira de Sinais, assim como todas as línguas, exige prática. E essa está sendo uma oportunidade ímpar onde estão sendo feitas as aulas em modelo presencial em todos os polos Universidade Aberta do Brasil (UAB de Rondônia). As aulas iniciaram pelo município de Nova Mamoré e passamos agora por Ji-Paraná. Depois serão em Porto Velho, Chupinguaia, Ariquemes e encerra-se em Buritis”, diz Marina.

O projeto de Projeto Pedagógico dos Cursos de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados e também o de Pedagogia foi concebido em rede, na modalidade a distância, sendo oferecido em parceria com outras seis instituições de âmbito federal.

Quanto as suas atribuições e responsabilidade social no campo do ensino, pesquisa e extensão, tem o objetivo de contribuir com a formação e aperfeiçoamento de professores da Rede Federal, Estadual e Municipal de educação básica, dos estados em que estão sendo ofertados, que possuem graduação plena, porém não são licenciados, para que possam ser favorecidos na formação docente e no conteúdo do desenvolvimento da prática educativa.

Ao ser elaborado em rede, pôde ser ofertado pelas instituições parceiras em conjunto, otimizando assim recursos humanos e financeiros, havendo ainda a possibilidade de oferta individual com recursos próprios. Já a disciplina de Libras vem com o respaldo do Decreto 5.626/2005, que torna obrigatório a oferta da disciplina em todos os cursos de Licenciatura.