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Coordenação de curso é espaço de contribuição com a comunidade escolar e com a instituição

Publicado: Segunda, 05 de Agosto de 2019, 18h10 | Última atualização em Segunda, 05 de Agosto de 2019, 18h10 | Acessos: 288

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, está com edital aberto para o Processo Eleitoral dos Coordenadores do Curso Técnico em Florestas, da modalidade Integrado ao Ensino Médio, e do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). A inscrição dos candidatos ocorre até o dia 8 de agosto.

Para a Diretora de Ensino do Campus Ji-Paraná, Andréia Mendonça dos Santos Lima, os coordenadores de curso desempenham um papel muito importante na instituição. “São eles que planejam, orientam, supervisionam e coordenam todas as ações pedagógicas e administrativas do curso a que representam. Além disso, exercem um papel fundamental no alcance das metas institucionais e também para a consolidação das políticas e encaminhamentos administrativos e pedagógicos no âmbito acadêmico”.

Segundo o Regimento Interno do Campus Ji-Paraná (Resolução 55/2016), as Coordenações de Cursos Técnicos e de Graduação, vinculadas ao Departamento de Apoio ao Ensino, são setores com finalidade de dar suporte, orientação e planejamento às ações de implantação e execução dos cursos que representam. O atual Coordenador do Curso de Informática, Jackson Henrique, comenta que no cargo estão envolvidas duas atividades: atendimento a demandas dos alunos e professores e os trabalhos administrativos relacionados à gestão do curso.

“Na primeira atividade o coordenador tem que atuar diariamente ouvindo os alunos, buscando saber os interesses e dificuldades dos alunos, para assim, tentar mediar o conflito ou passar o problema para o setor responsável. Também deve atuar juntos os servidores lotados no curso, observando diariamente se todos estão cumprindo suas atividades e possibilitando aos alunos o melhor curso possível. Na segunda, o coordenador deve trabalhar para manter a documentação do curso em ordem, realizar processos no sistema SEI para gestão do curso e comunicação com outros setores, cuidar de interesses dos servidores sob sua chefia imediata como ponto e outros”, declara o Professor Jackson. O docente complementa que a “experiência como gestor do curso é muito gratificante para o servidor, pois não envolve somente aspectos burocráticos, mas sim a gestão de pessoas e atendimento dos alunos. Torna possível o contato e reconhecimento por parte de todos os alunos do curso, o que para mim pessoalmente é muito importante”.

Na visão do Chefe do Departamento de Apoio ao Professor, Gleison Guardia, “para a gestão do campus, o coordenador faz parte de uma estrutura que permite dirigir, agir e coordenar as ações diretamente com os alunos, com perfil da profissão e direções a serem seguidas. Ele faz a ponte entre o que se pretende e o que se alcança, fator importante para termos uma resposta imediata às ações tomadas e ações necessárias para prosseguir na gestão do campus e dos cursos. Ele tem a missão de olhar o perfil do egresso e garantir que o que se faz hoje, produzirá o esperado amanhã, na vida acadêmica e profissional dos envolvidos”.

“Ser e ter um bom coordenador, comprometido, envolvido e confiante, permitirá que as decisões que são necessárias, mesmo que não sejam as mais fáceis, possam ser tomadas para se ter um bom futuro, geral e comum, visando sempre a melhor conceituação e satisfação dos alunos em cursar um curso onde são ouvidos e suas expectativas sejam atingidas e superadas e aos profissionais de educação, professores e técnicos, possam ser apoiados e tenham condições de oferecer o seu melhor para o curso e crescimento de todos”, completa Gleison.

A Professora de Florestas, Emi Silva de Oliveira, avalia que “o coordenador é um profissional capacitado que nos passa informações e orientações de forma segura e eficaz, trazendo exemplos práticos e discussões que facilitam a vida do professor em sala de aula e, consequentemente, o aprendizado dos alunos”. Ela ainda afirma que ao “aliar os conhecimentos com a missão, visão, valores e objetivos da instituição, poderá abrir fronteiras, gerando novas possibilidades e novos alunos. O coordenador deve ser o primeiro a ser lembrado pelos alunos, pois é a pessoa que deve estar sempre em contato com as soluções cotidianas surgidas. Espera-se que nesta eleição os candidatos conheçam o perfil do curso para o qual está se candidatando, conheçam os profissionais de cada curso e conheçam as metas a serem alcançadas e junto com o corpo de servidores colham os frutos memoráveis de sua atuação”.

Eleição

Poderão concorrer às duas novas vagas de Coordenação de Curso os docentes que atendam aos seguintes requisitos: ser servidor docente efetivo do Campus Ji-Paraná, e possuir formação, preferencialmente, nas áreas afins e prioritariamente com titulação superior a do curso que coordenará e ter no mínimo um ano de experiência do magistério superior.

Entre os eleitores estão todos os docentes do núcleo específico e docentes do núcleo comum/diversificado que atuam no curso em 2019, além dos estudantes com matrícula regular no curso até dia 26/07/2019, bem como os técnicos administrativos em educação e servidores do quadro efetivo que desenvolvem atividades voltadas aos cursos nos setores subordinados à Diretoria de Ensino.

Entre as competências do Coordenador de Curso estão planejar, com envolvimento de toda a equipe do setor e em consonância com o Regimento Interno do campus, as ações de cada exercício, tendo em vista as diretrizes contidas no Plano de Desenvolvimento Institucional; implementar as ações do setor, seguindo as orientações da chefia imediata e as normas vigentes que regulam a matéria, entre outras. “Os coordenadores de curso são um dos elementos centrais para a melhoria do ensino e para o enfrentamento dos desafios atuais. Mas precisam ser proativos e ter um perfil de líder, para que sejam gestores de oportunidades. Além dessas funções, são os coordenadores de curso que estão sempre em contato com os alunos, promovendo um amplo relacionamento e estimulando sua permanência e êxito na instituição”, conclui a Diretora de Ensino, Andréia Lima.

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