Estudantes do Campus Ji-Paraná participam do Encontro Compartilhe

Publicado: Sexta, 02 de Agosto de 2019, 17h22 | Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 18h27 | Acessos: 911

Campus Ji Paraná Compartilhe 13

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Ji-Paraná, realizou o I Encontro Compartilhe. A atividade, organizada pela Coordenação de Apoio ao Estudante (CAED), ocorreu no dia 29 de julho, em parceria com o Grêmio Estudantil de Técnicos (GETEC).

“Campanhas como essas, que abordem temas tão complexos e prevalentes, são fundamentais para desmistificar preconceitos, alertar população e, principalmente, estimular busca por ajuda aos que se encontram em sofrimento. Parabenizo todos do IFRO pela coragem e disposição em incentivar eventos em prol da saúde mental”, enfatizou o Médico Psiquiatra Humberto Müller, que participou do evento.

O projeto foi desenvolvido a partir da necessidade levantada pelos próprios alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio com o objetivo de compartilhar as vivências do dia a dia. Segundo Fábio Victor Vilela Dantas, que é Diretor de Comunicação do Grêmio, a ideia nasceu entre os membros da organização estudantil. “Estes discentes/representantes perceberam a necessidade que nós, alunos, temos de quebrar ou vencer barreiras construídas em nós e por nós em meio ao convívio social, seja a carga extra de conteúdos e trabalhos disponíveis e exigidos pelo Instituto, bullying, obrigações de outras instituições sociais, descobertas de nós mesmos e demais pontos que muitas vezes os alunos não conseguem lidar sozinhos e nem pedir ajuda a alguém próximo”.

Fábio contou que o I Encontro Compartilhe proporcionou aos participantes da roda de conversa um momento de reflexão, contando com a presença da psicóloga do próprio campus e de um psiquiatra, havendo momentos para descobertas pessoais, aproximação entre pessoas e formação de novas amizades. Segundo ele, os estudantes viram “o quão importante é falar de nossas dificuldades e até mesmo ‘gritar por ajuda’, além de que também depois de estarmos bem, podemos e devemos mostrar ao próximo nossa disponibilidade em ajudá-lo, mesmo que com nossa não formação nas áreas necessárias podemos disponibilizar nossos ouvidos e ombros para que ele se abra e chore o tanto que precisar. É disso que os que pedem ajuda mais precisam na maior parte das vezes”.

Para a Chefe do Departamento de Extensão do Campus Ji-Paraná (DEPEX), Ellen Vieira Pacífico Silva, “o Compartilhe possibilitou aos participantes um acolhimento, considero importante devido a necessidade dos alunos se sentirem seguros para compartilharem seus medos, angústias, traumas e também seus sonhos”.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/08-AGOSTO-2019/02-08-19/compartilhe_