Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Ji-Paraná capacitou comunidade em Informática Básica

Publicado: Sexta, 19 de Julho de 2019, 13h20 | Última atualização em Sexta, 19 de Julho de 2019, 13h20 | Acessos: 1024

curso ji paranáO IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Ji-Paraná, realizou o Curso Formação Continuada (FIC) de Informática Básica, de 40 horas. As aulas ocorreram de 1/07 a 15/07, durante o recesso escolar da unidade. Entre o público atendido estavam estudantes dos cursos técnicos do próprio campus e comunidade em geral.

O objetivo foi o de ensinar os conceitos básicos da informática e instruir os alunos a utilização de ferramentas básicas utilizadas no ambiente virtual. “É notório pela maioria que a tecnologia está ligada de forma direta e indireta a todos nós. Porém, nem todas as pessoas têm acesso a um computador pessoal e muito menos conseguem usar um programa básico para a realização de tarefas pessoais ou profissionais. Ligado a isso, existe a falta de recursos para o investimento em um curso básico de informática”, afirma o docente do Campus Ji-Paraná, Flaine Florêncio Ferreira.

Para Darleny Batista Machado, “o curso de informática aplicado pelo IFRO, foi rápido, mas objetivo. O aprendizado adquirido foi bom para melhorar e aumentar meus conhecimentos sobre o assunto, usando de ótimos instrumentos de ensino. Acredito que o grande diferencial desse curso foi a oportunidade dada para todos os alunos de diferentes idades e lugares. Por tanto, o curso foi de um excelente grau de aprendizagem”. Já a aluna Maria Aparecida acrescenta que o curso “descortinou bem a minha mente um conhecimento novo pra mim, sempre tive vontade de  fazer informática, mas não  tive a oportunidade”.

O aluno Gabriel Lucas dos Santos Oliveira afirma ter aprendido muito no Curso de Informática Básica. “Tivemos o conhecimento de operações dos aplicativos: Windows, Word, Excel, PowerPoint, e Internet Explorer. No Windows aprendemos sobre a área de trabalho e sistema operacional de um computador. Já no Word se edita textos conforme a necessidade de cada pessoa. Excel serve para criarmos planilhas envolvendo adição, subtração, divisão, multiplicação etc, tudo isso através de fórmulas. E as demais funções que nos facilitam as atividades cotidianas. Durante todo o curso, aprendemos as noções de cada um dos aplicativos, alguns que não era do meu conhecimento, mesmo já tendo utilizado, e agora aprendemos a utilizar de forma correta”, diz.

No curso, foram utilizados os mais recentes programas básicos e importantes para a utilização da informática no dia a dia. “Portanto, os 70% dos alunos que concluíram o curso, tenho certeza que eles não estarão mais isolados e sem conhecimento ao lidarem com um computador, acredito que eles poderão multiplicar de forma autônoma esse conhecimento adquirido no curso com a prática diária”, conclui o professor Flaine Ferreira.

Fim do conteúdo da página