Campus Ji-Paraná realiza Semana Acadêmica de Química

Publicado: Terça, 18 de Junho de 2019, 16h10 | Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2019, 16h29 | Acessos: 1140

Campus Ji Paraná Semana Acadêmica de Química 10

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, realizou entre os dias 03 e 07 de junho a 4ª edição da Semana Acadêmica de Química. As atividades envolveram acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Química e Técnico em Química do IFRO, do curso de Farmácia da Faculdade São Lucas (antiga ULBRA), estudantes de outros cursos do IFRO, além da comunidade externa.

Segundo o Coordenador do Curso Licenciatura em Química, Luiz Américo Vale, o evento teve como objetivo ampliar e disseminar conhecimentos relacionados à química e áreas afins, buscando o desenvolvimento humano e profissional. Em sua quarta edição, o evento se propôs a divulgar e popularizar a ciência, promovendo uma variedade de atividades que permitiram à comunidade acadêmica o contato direto com estudantes, educadores, pesquisadores e extensionistas, por meio de atividades como: minicursos, palestras e mesa-redonda.

Além disso, as atividades abordaram as possibilidades no mercado de trabalho para o profissional formado em química. O evento contou com salão de iniciação científica, onde foram apresentados os resultados dos projetos de pesquisa, ensino e extensão, os quais proporcionaram a ampliação do conhecimento científico, além da integração e troca de experiências.

Para o acadêmico Rone Barreto Lima, participar da equipe de coordenação do evento foi gratificante. “Toda a comunidade acadêmica  do curso pôde participar sugerindo as atividades. Então como coordenadores, buscamos de todas as formas atender aos pedidos. Esse envolvimento com os alunos foi muito importante, pois até na arrecadação dos valores de custeio para o evento, contamos com a participação de todos”, relatou.

Victor da Silva Lima, também organizador do evento, disse que a Semana foi enriquecedora e que o interesse dos alunos, o incentivo e colaboração de todos os professores asseguraram o bom desenvolvimento das atividades propostas. “Eu só tenho a agradecer pela dedicação, colaboração e paciência de todos os envolvidos que trabalharam incansavelmente para que o evento ocorresse, todos os monitores que deram o seu suor, literalmente, para que tudo acontecesse da melhor maneira possível”, destacou.

Uma das participantes do evento foi a acadêmica Karyne Francielle, que cursa o 7° Período de Ciências Biológicas no IFRO Campus Ariquemes. “O evento estava muito bem organizado, o pessoal da organização foram muito educados, receptivos. As palestras e cursos foram bastante interessantes. Foi muito bom participar do evento, adquiri novos conhecimentos, conheci áreas de interesse como a Perícia Criminal, que me chamou bastante a atenção e me interessei pela área e penso até em futuramente fazer uma pós nesta área”, avaliou.

Um dos colaboradores externos do evento foi a Superintendência de Polícia Técnico-Científica (POLITEC-RO), representado pelo Perito Criminal Oficial Danilo Reis. “Merece destaque a participação e o envolvimento, principalmente dos acadêmicos de Química e da comissão organizadora, oportunidade em que puderam conhecer, mais de perto, uma das vertentes que a graduação em Química proporciona. A POLITEC-RO conta com profissionais das mais diversas áreas, fato que pode viabilizar futuras parcerias no sentido de sempre contribuir com o conhecimento científico que é utilizado na prática pericial. Esperamos ter conseguido levar um pouco mais do mundo pericial ao conhecimento dos acadêmicos e da população ali presentes”, disse.

• Campus_Ji-Paraná_-_Semana_Acadêmica_de_Química_1
  • Campus_Ji-Paraná_-_Semana_Acadêmica_de_Química_10