Alunos do Campus Ji-Paraná adaptam peças teatrais de Gil Vicente

Publicado: Quarta, 29 de Mai de 2019, 18h48 | Última atualização em Quarta, 29 de Mai de 2019, 19h58 | Acessos: 748

Auto da Barca 3

Estudantes da turma do 1º A do Curso Técnico em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, apresentaram no dia 14 de maio adaptações das peças teatrais do dramaturgo português Gil Vicente. As encenações ocorreram no auditório da unidade e fizeram parte do conteúdo programático da disciplina de Língua Portuguesa.

Segundo a Professora Regiani Leal Dalla Martha Couto, que coordenou a atividade, os textos estudados pela turma fazem parte do Humanismo Português, cuja proposta era fazer uma crítica às pessoas da sociedade da época desprovidas de comportamentos morais e éticos.

Conforme a docente, a tarefa dos alunos era ler e compreender as peças, uma vez que os originais foram escritos em galego-português. “Além de perceber as transformações da língua, os alunos tinham que entender alguns costumes da época para adaptarem ao contexto atual”, explicou Regiani.

Foram encenadas as peças “Auto da Barca do Inferno”, “Auto da Alma”, “Farsa de Inês Pereira” e “Auto da Índia”. Para o aluno Euller Rodrigo Faria Lana, o trabalho foi importante, pois “a apresentação da peça contribuiu em diversas áreas, desde a social quando tive que interagir e trabalhar em grupo, até mesmo na emocional em que tive que representar um personagem um tanto quanto ‘diferente’".

Endossando essa ideia, a discente Núbia da Silva Marinho acrescentou: “Eu perdi um pouco da vergonha de atuar em frente algumas pessoas”.

A professora da turma, Regiani Leal Dalla Martha Couto, acredita que os objetivos da proposta educativa foram atingidos. A docente destacou ainda que “essas atividades se tornam mais significativas para o aluno, pois ele precisa, além de aprender um conteúdo, vencer desafios pessoais como o trabalho em equipe e a timidez ao falar em público”.

• Auto_da_Alma
  • Auto_da_Barca