Campus Ji-Paraná promove oficinas de formação continuada de educação inclusiva
Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, participaram nos dias 06 e 07 de maio de Oficinas de Formação Continuada de Educação Inclusiva. As atividades foram coordenadas pela Diretoria de Ensino da unidade, em parceria com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE).
As capacitações tiveram o objetivo de repassar aos servidores conhecimentos acerca da educação inclusiva. Os participantes foram orientados em como trabalhar com as diferenças, oportunizando práticas pedagógicas eficazes que colaborem com o ensino aprendizagem. Informações relacionadas à baixa visão e à deficiência física foram compartilhadas, a fim de auxiliar os docentes na elaboração dos planos individualizados dos alunos.
Andreia Mendonça dos Santos Lima, Diretora de Ensino, destacou que “[...] os desafios na efetivação de práticas pedagógicas inclusivas no Ensino Profissional Técnico e Tecnológico são muitos, entretanto, compreendemos que para que elas comecem a ser efetivadas é necessário investir na capacitação docente. O Campus Ji-Paraná apoia o ensino e oportuniza aos servidores a participação em ações que melhorem o exercício da prática docente e contribuam para a melhoria do ensino-aprendizagem, fazendo a diferença na vida dos alunos”.
Para Luciana Cristina Pereira, professora de Língua Espanhola do Campus, a oficina "[...] me fez começar a analisar minha prática em sala de aula quanto à inclusão de nossos estudantes com necessidades específicas. Percebi que preciso pensar em metodologias que realmente sejam efetivas para a inclusão, e não somente ações pontuais".
Redes Sociais