Alunos do Curso de Alimentos do Mediotec de Ji-Paraná realizam visita técnica e aula prática

Publicado: Terça, 14 de Mai de 2019, 17h16 | Última atualização em Terça, 14 de Mai de 2019, 17h25 | Acessos: 1046

Campus Ji Paraná Mediotec Alimentos 1

Estudantes do Curso Técnico em Alimentos (Mediotec) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, participaram em novembro de 2018 de uma visita técnica a uma indústria de laticínios localizada no município de Rolim de Moura (RO). Além disso, os discentes também tiveram a oportunidade de participar de uma aula prática na disciplina de “Tecnologia de amiláceos, ovos e mel”, em abril de 2019.

Na visita ao Laticínio Miraella foi possível identificar o planejamento, monitoramento e avaliação da matéria-prima, processo e desenvolvimento de produtos lácteos e derivados de leite.  Segundo o professor do curso, Valério Magalhães Lopes, a realização das visitas técnicas e aulas práticas são fundamentais, uma vez que “[...] promovem a análise da matéria-prima para controle de qualidade, do planejamento e execução das técnicas de processamento de creme, manteiga, queijo, iogurte, bebida láctea e doce de leite. Além disso, o desenvolvimento de produtos deve atender o manejo adequado dos resíduos sem prejudicar o meio ambiente”.

Para o Professor Valério Magalhães Lopes, as visitas técnicas e aulas práticas, permitem aos alunos usar ativamente o conhecimento, desenvolver habilidades e competências específicas, ao mesmo tempo em que conseguem estabelecer novas relações com a área de trabalho.

Aula prática

Além de visitas técnicas, o curso de Alimentos tem em seu itinerário formativo uma série de aulas práticas. Uma dessas atividades ocorreu no dia 14 de abril de 2019, no laboratório de Química do Campus de Ji-Paraná. Na oportunidade, os alunos participaram de uma aula prática sobre produção de biscoitos de polvilho, que faz parte da ementa de aprendizagem da disciplina “Tecnologia de amiláceos, ovos e mel”. A professora Beatriz ressaltou que essas aulas práticas têm como objetivo ampliar as competências profissionais para o trabalho, “[...] em termos de cuidados com a preparação básica de ingredientes na produção de biscoitos à base de polvilho transformando a matéria-prima em produtos processados, e a diferenciação entre fécula e amido, além da função de cada ingrediente na massa. Na presente aula eles puderam ver como podemos reconhecer o tempo de armazenamento dos ovos e a qualidade da clara e gema”.

A aluna Eloísa Eleotherio ressaltou que a aula prática traz para o aluno um aprendizado mais completo, uma vez que se relaciona com os aspectos teóricos vistos anteriormente. “Colocando a ‘mão na massa’ permite-se que os alunos aprendam a usar ativamente o conhecimento, ao mesmo tempo em que conseguem estabelecer novas relações com a área de trabalho. Permite desenvolver habilidades e competências específicas. Porém, é indispensável que o professor instigue seus alunos a refletir sobre o que eles estão fazendo, provocando-os a encontrar significados”, apontou.

Sobre o Curso

O Curso Técnico em Alimentos (MEDIOTEC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, visa à formação de profissionais habilitados para auxiliar tecnicamente os diversos segmentos da ciência e tecnologia de alimentos, abrangendo a produção, desde a aquisição de matérias-primas e insumos até o processamento. O profissional da área realiza ainda a gestão de qualidade de alimentos nas etapas de transporte, produção, conservação, armazenamento, higienização, tratamento de resíduos, planejamento e gestão de processos agroindustriais.

Segundo a coordenadora do curso, Professora Talita Regina Dal Magro, esse curso permite que os futuros técnicos supervisionem os processos produtivos e de distribuição, por meio da verificação das condições de ambiente, equipamento e produtos in natura e preparados. “Podem participar de pesquisa para melhoria, adequação e desenvolvimento de produtos e promover a venda de insumos, produtos e equipamentos. Atuando prioritariamente na indústria alimentícia com responsabilidade ambiental e que buscará o desenvolvimento regional sustentável”, descreveu.

Ainda de acordo com a coordenadora, ressalta-se a relevância da realização de atividades práticas que ampliam o aprendizado teórico, pois fortalece o desenvolvimento do capital humano e desperta a ampliação do conhecimento na área, o que qualifica os alunos para a atuação no mercado de trabalho local.

A Coordenadora de Educação a Distância no Campus Ji-Paraná, Ilma Rodrigues de Souza Fausto, ressalta a importância do ensino a distância e a qualidade técnica do IFRO no setor e também informa que “[...] em breve a unidade ofertará novos cursos EAD, com propostas de Cursos Técnicos Concomitantes, Cursos de Formação Inicial e Continuada, Graduação e Pós-Graduação”.

• Campus_Ji-Paraná_-_Mediotec_Alimentos_1
  • Campus_Ji-Paraná_-_Mediotec_Alimentos_10