VI Day Software discute Ciência para a Redução das Desigualdades

Publicado: Quinta, 25 de Outubro de 2018, 17h38 | Última atualização em Quinta, 25 de Outubro de 2018, 18h00 | Acessos: 1192

VI Day Software 11

A comunidade interna e externa esteve reunida no IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Ji-Paraná, para o VI Day Software. O tema desta edição, realizada de 18 a 20 de outubro, foi Ciência para a Redução das Desigualdades. O evento se propõe a divulgar e popularizar a ciência, promovendo as produções científicas através de uma variedade de modalidades de atividades, atendendo a proposta da temática Ciência para a Redução das Desigualdades, conforme a SNCT 2018 (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia).

A acadêmica de ADS (Análise de Desenvolvimento de Sistemas), Weide Cassimiro Jerônimo, diz que o evento foi muito bom, uma vez que proporcionou oportunidades de não apenas aprender coisas novas, mas também de desenvolver habilidades e socializar conhecimentos. “O fato de ser gratuito permitiu que quaisquer alunos e pessoas da comunidade externa, interessados, pudessem participar”, acrescentou.

Mary Katheryn Vilela Oliveira do Curso Técnico em Florestas comenta que participar do Day Software ajuda no aprendizado dos alunos que foram monitores ou participantes, “as oficinas foram de um complemento grandioso para nossa formação, nos ajudando e ensinando coisas que jamais pensei em aprender, as palestras foram bem explicativas, a organização foi bem feita, os palestrantes foram além do esperado, as oficinas foram maravilhosas”. Ela ainda disse que tem a pretensão de participar das próximas edições.

Para o Professor de Química, Genival Gomes da Silva Júnior, o Day Software se configurou como “um momento de muito aprendizado. Atuando como palestrante, como ouvinte e como organizador deste evento, trouxe sem sombra de dúvida muito aprendizado para minha vida. Aprendizados estes tanto no campo profissional como pessoal. Cada momento de interação mostrou que este evento deve e tem que continuar crescendo anualmente”.

O Coordenador do Curso de Licenciatura em Química, Luiz Americo da Silva do Vale, descreve que a jornada de mentoria científica visou encurtar a distância entre pesquisadores iniciantes e profissionais com experiência em pesquisa e ensino na área de Ciência e Tecnologia. “Foram 23 projetos selecionados para o evento que contou com a participação de diversos mentores. Tais projetos abrangiam diversas áreas: reciclagem de lixo, reutilização de lixo eletrônico, desenvolvimento de APP para clientes com dificuldades especiais, solução de problemas de tecnologia etc. O contato com profissionais da área permitiu aos pesquisadores iniciantes uma visão mais abrangente ou mesmo um foco completamente novo e inesperado para seus trabalhos, levando à renovação do ânimo para a pesquisa e mesmo à inspiração para novos projetos”, concluiu o docente.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/10-Outubro-2018/25-10-18/daysoft