Campus Ji-Paraná realiza atividades no Rondônia Rural Show

Publicado: Quarta, 23 de Mai de 2018, 08h41 | Última atualização em Quarta, 23 de Mai de 2018, 17h39 | Acessos: 1380

PHOTO 2018 05 23 17 31 08

O estande do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) no Rondônia Rural Show terá pelo menos três atividades do Campus Ji-Paraná. No dia 23, estará em exposição o trabalho desenvolvido pelo grupo Pesquisa e inovação em sementes, produção de mudas e manejo de produtos florestais não-madeireiros. Já no dia 24, haverá o lançamento do site e apresentação das atividades desenvolvidas pelo Núcleo Informatizado de Memória e Pesquisa do IFRO (NIMPI) e a apresentação experimental pelos discentes do curso de Licenciatura em Química.

Segundo o Coordenador do NIMPI, Lourival Inácio Filho, o Núcleo foi criado em 2013, visando à disponibilização das informações por meio de softwares livres. A proposta a divulgação do Núcleo Informatizado de Memória e Pesquisa do IFRO, que “é um espaço de pesquisa, digitalização, preservação e divulgação de documentos históricos”, disse o professor.

A feira de tecnologia Rondônia Rural Show acontece de 23 a 26 de maio. Com periodicidade anual e organização do Governo de Rondônia, o evento voltado ao agronegócio reúne produtores rurais, estudantes, empresários, políticos e demais representantes da sociedade que buscam novas tecnologias e oportunidades oferecidas durante os quatro dias do evento. A feira ocorre na Rodovia Br-364, Km 333, distante 11 quilômetros do centro de Ji-Paraná, sentido Presidente Médici. Em sua última edição, a feira contou com estrutura para 386 espaços com mais de 434 bandeiras expositoras e mais de 80 mil visitantes.

Para a Chefe do Departamento de Extensão do Campus Ji-Paraná, Ellen Vieira Pacífico Silva, “o Rondônia Rural Show é o maior evento de agronegócio da Região Norte, em virtude desse fato percebe-se a oportunidade de divulgar os cursos do Campus Ji-Paraná nesse evento, os projetos desenvolvidos por professores e estudantes do Curso Técnico em Florestas, da Engenharia Florestal, da Licenciatura em Química e do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Assim como captar vagas de estágio para os estudantes do IFRO, fazer contatos com empresas e instituições para firmar termos de cooperação técnica, e melhorar a interação e integração do Instituto Federal com a sociedade, através do Departamento de Extensão”.

Startup Weekend Ji-Paraná Agrotech

Quase que de forma concomitante ao Rondônia Rural Show, do dia 25 de maio até 27 de maio será a vez do Campus Ji-Paraná sediar a Startup Weekend Ji-Paraná Agrotech, que é uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto. A missão é inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades, sendo que mais de 8 mil startups foram criadas nos eventos de imersão realizados em cerca de 100 países.

Durante o evento, os participantes expõem suas ideias de startup e recebem feedback de outros participantes. São formadas equipes em torno das melhores ideias (determinadas por votação) e a partir daí são 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O fim de semana termina com a apresentação dos projetos a empreendedores de sucesso em uma nova oportunidade para receber feedback. Há, para tanto, mentores, jurados, mídia, oradores, investidores e outros.