Abril Verde contou com Seminário Unificado no Campus Ji-Paraná

Publicado: Segunda, 14 de Mai de 2018, 11h58 | Última atualização em Terça, 15 de Mai de 2018, 10h39 | Acessos: 1328

Abril Verde em Ji Paraná 9

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Ji-Paraná, realizou o I Seminário Unificado sobre Saúde e Segurança do Trabalho, Informática e Química. Também chamado de movimento “Abril Verde”, o evento abordou questões de segurança e saúde do trabalhador, visando à redução de acidentes e de doenças do trabalho, com ações desenvolvidas pela disciplina de Saúde e Segurança do Trabalho, aderindo à Cultura Nacional de Prevenção em Segurança e Saúde no Trabalho.

A atividade do dia 28 de abril de 2018 foi direcionada a alunos da educação básica e do ensino médio, especialmente público socioeconomicamente vulnerável, ensino profissionalizante/técnico, cursos superiores, docentes e demais profissionais e instituições da área que estivessem interessados na saúde e segurança no trabalho. O evento contou com mais de 700 participantes, nas palestras realizadas.

Para a Coordenadora do Simpósio, Ilma Rodrigues de Souza Fausto, nesta primeira edição a proposta foi “divulgar e popularizar as ações de saúde e segurança com público-alvo interno e externo, permeando o conhecimento e a base entre ensino, pesquisa e extensão”. A discente do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Marisa Spindola, avaliou positivamente “as temáticas das palestras, sobre a saúde e segurança do trabalhador, matérias, inclusive com abordagens práticas e palestrantes com competência. Participei também de práticas sobre ergonomia que, acredito, serão muito interessantes fazê-las no dia a dia do trabalho. Nunca pensei que o IFRO fizesse eventos dentro dessa área”.

O estudante do Curso Técnico em Informática, Alexandre Barzani, ressalta a oportunidade de conhecimento durante as “palestras e oficinas que abordavam desde EPIs até gravidez na adolescência. Além de conhecer pessoas incríveis de toda a cidade”. Na opinião de Eloise Daniele Santos, do Curso de Engenharia Florestal, é “essencial o IFRO realizar eventos como esse, ainda mais porque geralmente não vemos muitas ações sociais abertas ao público em geral. Os assuntos, palestras e minicursos ofertados foram muito bons, e me chamou atenção a palestra sobre drogas lícitas e ilícitas, onde tive a oportunidade de aprender mais sobre esse assunto”.

A chefe do Departamento de Extensão, Ellen Vieira Pacífico Silva, diz que o evento faz a integração “da nossa escola com a comunidade e trabalha com um tema muito importante. Sendo assim, é necessário que o trabalhador tenha condições adequadas de trabalho, que são dignas e que têm a segurança necessária para o desempenho de suas atividades, de tal modo que não cause  prejuízo à saúde do trabalhador”.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/05_Maio_2018/14.05.18/abril