Mesa redonda discute Saúde Mental e Física em Ji-Paraná

Publicado: Segunda, 07 de Mai de 2018, 12h20 | Última atualização em Segunda, 07 de Mai de 2018, 12h27 | Acessos: 1170

Ji Paraná dia mundial da saúde 2Servidores e acadêmicos da Licenciatura em Química e do Curso Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas participaram, no dia 26 de abril, da mesa redonda: Saúde Mental e Física, no auditório do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Ji-Paraná.

O evento institucional teve como objetivo discutir a saúde física e mental, realizando a comemoração do Dia Mundial da Saúde. O palestrante Márcio Rogério Grosso falou sobre a saúde física e o palestrante Ademas Alves de Lima teve como tema a saúde mental. A atividade coloca em prática o objetivo estratégico de valorizar os servidores e melhorar o ambiente organizacional conforme consta no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/IFRO 2018-2022), além da necessidade de execução de ações que viabilizem a Regulamentação da Política de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida.

Segundo a Coordenadora de Gestão de Pessoas, Geovana da Costa Oliveira, a primeira edição do Simpósio buscou “resgatar e cultivar a gentileza em casa e na escola, a fim de criar relações e ambientes saudáveis”. Ela que foi uma das organizadoras do evento, ainda comentou que “a inclusão do Dia Mundial da Saúde no Projeto Gentileza teve como objetivo a conscientização dos servidores e alunos sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida, gerando um ambiente saudável e gentil”.

Para a Psicóloga Magda Marcielle Kwirant Tatagiba, que também estava na equipe local de organização, “muitas vezes devido à correria do dia a dia acabamos deixando de cuidar do nosso bem mais precioso, nossa saúde, por isso a importância de que campanhas preventivas sejam realizadas para que possamos refletir sobre nossos comportamentos e para que possamos também aprender estratégias de como cuidarmos melhor de nossa saúde física e emocional e termos uma melhor qualidade de vida”.

Na oportunidade foram repassadas informações sobre o lançamento do I Simpósio de Saúde do IFRO, juntamente com o Dia Mundial da Saúde/Projeto Gentileza, apresentando o vídeo da campanha, para que a ação tenha visibilidade e seja fonte de motivação à comunidade interna. O projeto contempla as temáticas Relações Interpessoais, Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida, que devido a diversos fatores justificam a necessidade de reflexão em torno do tema e do relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho.

“Às vezes informações simples que são repassadas ou até mesmo nos são lembradas, como a importância de um sorriso, a gentileza, generosidade, ter mais momentos de lazer, não nos esquecer de tomar água ou praticar exercícios mais vezes podem nos ajudar a redefinir metas diárias, evitando que adoeçamos e nos proporcionando maior bem-estar nos nossos lares e trabalhos”, finalizou Magda Tatagiba.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/05_Maio_2018/07.05.18/jic