Lançado o site do Núcleo Informatizado de Memória e Pesquisa

Publicado: Sexta, 13 de Abril de 2018, 08h11 | Última atualização em Sexta, 13 de Abril de 2018, 08h11 | Acessos: 2147

Projeto Ji Paraná 14

Alunos, servidores e comunidade externa participaram do lançamento do site do Núcleo Informatizado de Memória e Pesquisa (NIMPI) do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Ji-Paraná. A cerimônia ocorreu no dia 10 de abril, no auditório do campus. O site é composto por um Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos, que disponibilizará através da Internet o acervo histórico do NIMPI de maneira gratuita e com acesso global aos documentos.

Conforme o Coordenador do NIMPI, Lourival Inácio Filho, o “Núcleo Informatizado de Memória e Pesquisa do IFRO é um espaço de pesquisa, digitalização, preservação e divulgação de documentos históricos”. Ligado ao Departamento de Extensão, o Núcleo foi criado em 2013, no Campus Ji-Paraná. Para disponibilização das informações, o site utiliza softwares livres, que não incorrerão em ônus de licenciamento e ainda irão favorecer a oportunidade de customização deste software às necessidades do projeto.

O trabalho é realizado de forma interdisciplinar e informatizada, com ênfase na história de Rondônia e da Amazônia, objetivando preservar memórias regionais por meio da digitalização e criação de banco de dados de fontes primárias históricas (jornais, revistas, acervos particulares, institucionais e órgãos oficiais).

A comunidade em geral e pesquisadores que têm interesse na história regional poderão fazer uso do sistema. “O NIMPI acredita no ideal de que o conhecimento é um bem público, de todos e para todos. Atualmente, há um banco de dados com uma estimativa de aproximadamente 13.412 páginas, divididas em 2.009 edições de um trabalho contínuo e em expansão, abrangendo um período que perpassa os anos de 1917 a 2000”, finaliza o professor Lourival.

• Projeto_Ji-Paraná_1
  • Projeto_Ji-Paraná_10