Mais de cem novos profissionais colam grau no IFRO

Publicado: Quarta, 23 de Março de 2016, 08h15 | Última atualização em Quinta, 13 de Abril de 2017, 10h17 | Acessos: 1067

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realizou na quinta-feira (17), a colação de grau no Campus Ji-Paraná, de 139 alunos dos cursos de Licenciatura em Química, Técnico Subsequente em Informática, Técnico em Alimentação Escolar, Técnico em Secretaria Escolar, Técnico em Infraestrutura Escolar, Curso Técnico em Multimeios Didáticos e Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos. No Campus Vilhena 36 alunos dos cursos de Técnico em Eletromecânica e Manutenção e Suporte colaram grau. Participaram das cerimônias professores, familiares e servidores da instituição.

Durante a solenidade de formatura no Campus Ji-Paraná o reitor Uberlando Tiburtino Leite desejou sucesso aos formandos, destacando o papel do IFRO na formação contínua de novos profissionais.  “O instituto trabalha na capacitação de pessoas, formando profissionais qualificados para o mercado de trabalho”, acrescentou Tiburtino.

Para a coordenadora de Licenciatura em Química, Alice Cristina Souza, a formação de profissionais na área, que é carente Rondônia, é de extrema importância para desenvolvimento da educação no estado. “Outro ponto enriquecedor é ver a figura da mulher rompendo barreiras e conquistando espaços uma vez que o grupo a colar grau é composto somente de mulheres”, reforçou.

O coordenador do curso Técnico em Informática Subsequente, Jackson Henrique da Silva Bezerra, destacou que a colação de grau na área fornece ao mercado de trabalho profissionais capacitados no desenvolvimento de software, com foco em análise, projeto, programação, teste e suporte de sistemas. “Vale ressaltar que o mercado de desenvolvimento de software está em plena expansão, onde o cenário do programador solitário tem evoluído para grandes equipes de desenvolvedores de software”, complementou.

A formanda em Licenciatura em Química, Linara Ribeiro, pontuou que o apoio oferecido pelo IFRO durante a realização do curso foi fundamental para seu desenvolvimento no decorrer da graduação.  “Ter estudado durante quatro anos no IFRO trouxe muitas oportunidades de vida acadêmica dentro e fora da instituição, tais como o engrandecimento profissional acerca de pesquisas em docência e em análises em laboratório”, descreveu.

Trabalhar em equipe para recuperar dependentes químicos e reinserí-los na sociedade foi um dos muitos ensinamentos adquiridos pelo formando Reginaldo Pereira da Silva, do curso Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos. “Aprendi que o mais importante em um processo de recuperação de alguém que tenha algum tipo de envolvimento com drogas ou álcool e a sua família é o apoio e confiança que ela irá transmitir a esta pessoa”, concluiu.

Campus Vilhena

No Campus Vilhena 36 alunos dos cursos de Técnico em Eletromecânica e Manutenção e Suporte colaram grau no dia 10 de março. A cerimônia de formatura, que aconteceu no dia 10 de março, contou com a presença de representante da reitoria, de servidores da instituição e de familiares dos formandos.

Formaram-se 22 alunos nos cursos de Técnico em Eletromecânica e 14 discentes em Manutenção e Suporte em Informática, na modalidade Subsequente ao Ensino Médio.