Campus Ji-Paraná realiza colação de grau de formandos do curso de Licenciatura em Química

Publicado: Quarta, 14 de Março de 2018, 16h38 | Última atualização em Quarta, 14 de Março de 2018, 16h44 | Acessos: 2619

Campus Ji Paraná 6

Oito formandos do curso de Licenciatura em Química ofertado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, participaram de cerimônia de colação de grau na última quinta-feira (08). A cerimônia ocorreu no auditório do campus e contou com a participação de alunos, servidores e comunidade externa.

A Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional e representante do Reitor na cerimônia, Maria Fabíola Moraes da Assumpção Santos, agradeceu aos estudantes pela dedicação empenhada no decorrer da graduação. “Gostaria de parabenizar também ao campus pelo seu corpo docente que faz um trabalho bem feito, garantindo uma formação de qualidade. E parabéns aos alunos formandos, desejo tudo de bom e que tenham muito sucesso, porque escolheram uma profissão que não é tão valorizada no país, a de docente, mas estão firmes e fortes e tenho certeza que esse exemplo vai ser um sucesso”, ressaltou.

O Diretor-Geral do campus, Fernando Antônio Rebouças Sampaio, também destacou o empenho empregado pelos estudantes, comentando que “são realmente vencedores, que enfrentaram todos os problemas, todas as dificuldades de logística e adaptação ao longo dos dias, representando então na colação de grau a persistência, a vontade de querer, o que faz com que o Instituto Federal esteja muito feliz com essa colação de grau, onde muitos já estão empregados, ou iniciando seus cursos de pós-graduação”.

O formando Vinícius Militino Fernandes relembrou as dificuldades que passou durante o curso e a superação das mesmas. “No início do curso tive muita dificuldade que muitas vezes me levaram a pensar em desistir, pois acabei ficando de exame em algumas disciplinas. Porém, graças ao incentivo dos meus pais, continuei sempre buscando melhorar nas disciplinas em que tinha mais defasagem. A inserção no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) facilitou ainda mais meus estudos, pois muitas vezes tinha que aprender os conteúdos pra ajudar os alunos com dificuldade, o que foi melhorando a minha defasagem do ensino médio e virou um hábito nos meus estudos. Esse desempenho me ajudou a melhorar minhas notas e a passar em dois concursos públicos pra professor de química, um em Rondônia e outro em Mato Grosso”, relatou.

Para a paraninfa do curso e professora de Química, Alecsandra Oliveira de Souza, os formandos são grandes exemplos de determinação e superação. “É com o coração transbordando de amor ao próximo, que esses alunos farão com que milhares de jovens, parecidos com eles há mais ou menos quatro anos atrás, possam também estar se transformando em novos mestres, e hoje tenho a certeza no exato momento em que forem testemunhas da vitória de outros jovens, terão o mesmo orgulho que eu e todos os demais profissionais da instituição ao vê-los na colação de grau, sendo considerados os mais novos licenciados do curso de química do Instituto Federal de Rondônia”, comentou.

A formanda Camila Ellen Ferreira Oliveira destacou que “agora alunos passarão por nós e serão ainda melhores que nós, por que afinal qual o sentido de ser licenciado? É de querer ver o outro crescer. Porque estamos aqui pra ensinar, e a partir de agora nós estamos nessa vida pra isso e fazer de tudo para que todos consigam compreender o mínimo possível do que é uma reação orgânica, um balanceamento químico, mas principalmente compreender a vida, porque a vida é muito mais que isso, muito mais que sair com um diploma, é sair com as amizades assim como nós estamos saindo”.

• Campus_Ji-Paraná__1
  • Campus_Ji-Paraná__2