Campus Ji-Paraná do IFRO realiza gincana em prol da APAE

Publicado: Sexta, 11 de Março de 2016, 08h22 | Última atualização em Quinta, 13 de Abril de 2017, 10h05 | Acessos: 923

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, realizou na última sexta-feira (4), em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) a abertura da “I Gincana Solidária: mãos que ajudam”. O objetivo do evento é desenvolver atividades com foco na promoção de uma cultura educativa que valorize a importância da diversidade e pluralidade dos cidadãos. A ação se estende até a primeira quinzena do mês de abril, com atividades programadas.

As atividades de abertura ocorreram no auditório do campus e contou com a presença de todos os alunos dos Cursos Integrados de Química, Informática e Florestas. Informações sobre a forma de funcionamento e manutenção da APAE foram repassadas aos estudantes. O evento de abertura contou com apresentações de coreografias.

Durante a aula inaugural dos alunos ingressantes no semestre 2016/1 em Licenciatura em Química, na última segunda-feira (7) a coordenação do curso apresentou aos acadêmicos a Gincana e desafiou os calouros a fazerem suas doações, como forma de trote solidário. As contribuições somaram pontos para o curso de Licenciatura em Química na competição.

Para o aluno do curso técnico de Informática, João Victor Mariano Leão, a ação foi muito importante, pois informou aos estudantes a existência de instituições que necessitam de ajuda para continuar a desenvolver as suas ações. “Essa relação serve para conscientizar os alunos, a fim de mostrar a eles que temos várias instituições que precisam de ajuda, como alguma contribuição financeira ou doação de alimento, assim a APAE é uma delas e o IFRO orienta os alunos a ajudarem”, comentou.

Visão compartilhada pelo estudante Gabriel Duarte Evangelista da Silva, do Curso Técnico de Química que em sua opinião percebe que o IFRO não deve ficar isolado, devendo firmar parcerias com outras instituições em busca de benefícios para a comunidade na qual está inserido. “Nesse sentido a parceria do IFRO com a APAE é muito bem vinda como ação de extensão, pois promove a solidariedade e a noção de responsabilidade social entre a gente”, afirmou.

Gincana

Os acadêmicos têm até o dia 06 de abril para coletar alimentos, com outros alunos do IFRO, servidores da instituição e familiares. Para a seleção dos produtos a serem doados, foi realizada uma visita à APAE e feito um levantamento das principais necessidades. Os alimentos recolhidos serão pontuados de acordo com a maior necessidade apresentada pela APAE.

Nos dias 07 e 08 de abril serão feitas as somatórias de pontos, com divulgação da classificação geral. As três primeiras turmas que tiverem a maior pontuação serão premiadas pela instituição.

A entrega dos alimentos será realizada pelas equipes vencedoras no dia 12 de abril na sede da APAE de Ji-Paraná.