V Day Software trabalhou Tecnologias de Empoderamento das Profissões

Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2017, 12h28 | Última atualização em Terça, 07 de Novembro de 2017, 12h28 | Acessos: 2207

Day Software 20Durante dois dias do V Day Software foi apresentado aos interessados as Tecnologias de Empoderamento das Profissões. Realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, nos dias 27 e 28 de outubro, o evento debateu a forma como a tecnologia tem mudado a forma de exercer da maioria das carreiras e também promover a interação dos cursos do próprio IFRO e das demais Instituições parceiras.

Cadastrado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o V Day Software contribuiu para a formação de todos os alunos, uma vez que possibilitou a exposição dos resultados dos trabalhos realizados durante o ano em atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de ser aberto ao público externo na participação no evento e nas ofertas de oficinas, minicursos e palestras.

Também ocorreu o Despertando a Química, que tem como objetivo aumentar o interesse pela área de Química nos alunos, em especial das instituições de ensino da rede pública que participam do Day Software.

Já a palestra “Redação Visionária - Os princípios para um texto jornalístico”, contou com a participação de oito inscritos, que puderam aprender sobre diferentes tipos de informativos jornalísticos e a prática através de dinâmicas. Os participantes aprovaram a palestra, principalmente pelas dinâmicas onde puderam praticar o conhecimento recém-adquirido. “Agora eu consigo perceber como é feito e as habilidades usadas para produzir um texto informativo à comunidade ao ler um jornal, revista ou até mesmo quando vejo na televisão”, disse a participante Márcia Leandro de Oliveira, 38, acadêmica de Pedagogia.

Para o facilitador, Etiene Gonçalves, editor de “Cidades” do jornal Diário da Amazônia, ações deste tipo são necessários para que o conhecimento sobre o tema seja compartilhado. “Estamos na Era do Digital, da informação imediata e das redes sociais cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, das empresas. Por isso, é importante que as pessoas, através de um simples momento de estudo, aprendam a escrever de forma objetiva e consistente. A informação precisa ter o mínimo de sentido e veracidade para não gerar uma crise”.

Segundo Fernanda Rodrigues de Siqueira, que é servidora e aluna do Campus Ji-Paraná, esta é “a 3ª vez consecutiva que realizamos o Despertando a Química dentro do Day Software, esse ano tivemos como objetivo apresentar algumas áreas que a Química abrange (Química Geral, Físico-Química, Química Inorgânica, Química Orgânica, Química Analítica e Bioquímica), que estão disponíveis tanto no curso Técnico em Química quanto na Licenciatura em Química. Sendo assim, explicamos um pouco sobre cada uma dessas áreas e demonstramos a aplicação da mesma através de experimentos químicos, que atraíram a atenção do público ouvinte.

O V Day Software também realizou atividades extramuros, uma delas foi no Campus Jaru, em que foi ministrada no dia 27/10 a Oficina “Noções Básicas em Excel” e a Palestra “Princípios de Segurança da Informação”. De acordo com Chefe do Departamento de Extensão do Campus Jaru, Erica Cayres Rodrigues, a parceria com o Campus Ji-Paraná na realização do Day Software foi de extrema importância para os alunos de Jaru, tendo em vista que é um campus em fase de implantação. Segundo a docente do IFRO, eventos como o Day Software contribuem muito, tanto para a construção do conhecimento, quanto para aproximar o campus da comunidade externa.

José Lucas Brandão Montes enfatiza que “o evento possibilita a construção de laços entre a sociedade e o IFRO, trazendo para dentro dos muros da escola toda a comunidade escolar, bem como levando atividades do IFRO para perto da comunidade através das atividades extramuros. Outro ponto que vale ser citado, é que o evento proporciona a realização de convênios com organizações e profissionais externos, trazendo para os nossos alunos a vivência técnica e profissional de pessoas altamente capacitadas, além de possibilitar a realização de inúmeras atividades com o apoio dessas parcerias”, conclui o servidor.

• Day_Software_10
  • Day_Software_11