Alunos do IFRO discutem liderança estudantil

Publicado: Sexta, 15 de Setembro de 2017, 19h27 | Última atualização em Sexta, 15 de Setembro de 2017, 19h34 | Acessos: 2221

e lideres 8

O II Encontro de Lideranças Estudantis, realizado entre os dias 12 e 14 de setembro, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, promoveu o debate dos direitos e deveres dos estudantes no processo de construção da instituição e da sociedade. O evento contou com discussões, palestras e grupos de trabalhos que oportunizaram aos estudantes exporem suas opiniões e sugestões a fim de contribuir com a gestão do IFRO.

O Pró-Reitor de Ensino, Moisés José Rosa Souza, elogiou o comprometimento de todos os alunos durante o evento. “Com alguma razão os alunos foram escolhidos para participar do evento. Uma delas foi que disseram sim para serem líderes de turma, então esses alunos precisam fazer diferença em sala de aula, pois há muitos estudantes que os veem como referência, essa é a figura do líder”, destacou.

Segundo a aluna do curso Técnico em Edificações do Campus Vilhena, Dhenifer Cristine Corrado, o evento vai ajudá-la no desempenho da liderança em sala de aula. “Foi muito bom, pois explicou para a gente sobre o papel do líder. Durante o evento houve a realização de um debate e através dele conseguimos juntar informações de vários campi e cursos, que possuem realidades diferentes, e estamos procurando nos unir. Como líder pretendo me esforçar ao máximo para seguir os aprendizados que obtive aqui e repassar aos demais alunos da minha turma”, relatou.

As informações históricas sobre lideranças chamaram a atenção dos alunos do curso técnico em Agropecuária do Campus Colorado do Oeste, Maria Luiza Silva de Oliveira e Marcelo Resende Silva, ambos são líderes de turma. “Achamos as palestras bem interessantes, pois não tínhamos conhecimento histórico sobre as lideranças que ocorreram no nosso país e acho bom saber disso, uma vez que é com a história que conseguimos construir o presente e o futuro e as palestras, portanto, nos ajudaram nesse quesito”, acentuou Maria Luiza.

“Aprendi mais sobre como um líder pode lidar com conflitos em sala de aula e esse evento veio nos ajudar nisso. É interessante passar o que aprendemos para as nossas turmas e assim como a realidade que vimos nos demais campi para que todos saibam como funciona a liderança em cada lugar”, completou Marcelo.

Mirian Rodrigues Pedrosa, aluna do curso de licenciatura em Física do Campus Porto Velho Calama, é tesoureira do centro acadêmico da unidade. Ela destaca que o encontro proporcionou a troca de informações entre os representantes dos campi. “Muitas coisas que vimos aqui podemos aproveitar em nossos campi por isso trocamos informações, dando um pouquinho do que temos e recebendo muito também dos demais. Acredito que isso é muito importante no movimento estudantil. Pretendo realizar uma síntese do que aconteceu, e para isso até tirei umas fotos e coletei algumas ideias para repassar aos demais”, informou.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/09_Setembro_2017/15.09.17/encontro_