Alunos do Pibid de Ji-Paraná promovem gincana em escola estadual

Publicado: Sexta, 15 de Setembro de 2017, 18h56 | Última atualização em Sexta, 15 de Setembro de 2017, 18h59 | Acessos: 2653

Campus Ji Paraná 1

Acadêmicos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), realizaram, em agosto, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor José Francisco Santos, a "Gincana Evolua sobre ciências da natureza - conhecimento compartilha conhecimento". As atividades integraram as disciplinas de química, física e biologia e foram desenvolvidas junto aos alunos do ensino médio.

Segundo o coordenador do Pibid no Campus Ji-Paraná, Renato André Zan, as atividades da gincana também tinham como objetivo, “além de trabalhar os conteúdos de física, química e biologia, despertar a cidadania e sensibilizar para a responsabilidade social, através da realização de prova para arrecadar materiais de higiene pessoal para serem entregues no Lar do Idoso Aurélio Bernardi”.

O evento contou com a colaboração da supervisora da escola, Euzeni Pereira Rosa Lima, e também de alunos do PIBID da Escola Estadual de Ensino Médio Jovem Gonçalves Vilela. O grupo, composto por integrantes de turmas diferentes, que adquiriu maior pontuação durante as provas da gincana acompanhou os bolsistas do PIBID na entrega dos materiais arrecadados no Lar do Idoso, com visita realizada na quinta-feira (14).

De acordo com a acadêmica Daiany Alves de Paula, para a realização da gincana foram realizadas várias reuniões e processos de comunicações entre os alunos e a gestão escolar, favorecendo um bom diálogo e empenho em providenciar provas instigantes. “Procuramos sempre agradá-los, para que não fosse algo monótono e cansativo, fazendo com que produzíssemos provas estimulantes para despertar o interesse dos alunos. Dessa forma, tivemos resultados positivos, o que tornou todo o processo muito gratificante para todos nós”, ressaltou.

Jaine Dias Soares, aluna do 3º ano da escola que fez parte do grupo vencedor da gincana, aprovou a dinâmica das atividades ofertadas pelos bolsistas do Pibid.  “A gincana veio para quebrar aquela vergonha que as pessoas têm e promover o diálogo uma com as outras. As provas foram elaboradas de acordo com o que vimos na escola, atualidades e questões do Enem, portanto, nos ajudará muito. A nossa visita ao asilo foi uma experiência única”, contou.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/09_Setembro_2017/15.09.17/pibid