Campus Ji-Paraná recebe lideranças estudantis

Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2017, 19h06 | Última atualização em Sexta, 15 de Setembro de 2017, 14h20 | Acessos: 1782

Campus Ji Paraná Encontro de Lideranças Estudantis 7

Estudantes líderes de turmas, membros dos grêmios estudantis e dos diretórios/centros acadêmicos dos cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), estão participando do II Encontro de Lideranças Estudantis do IFRO. A cerimônia de abertura aconteceu na terça-feira (12) no auditório do Campus Ji-Paraná.

Durante sua fala na abertura, o Pró-Reitor de Ensino, Moisés José Rosa Souza, reforçou o papel do IFRO na formação cidadã dos alunos. “Não concebo a ideia de uma instituição de ensino se fazer sem a participação dos seus alunos. Tirar estudantes de vários municípios, que deixam seus afazeres, para trazer discussões importantes a respeito da gestão é dar vez e voz aos alunos. O princípio e o fim das nossas ações institucionais são vocês, e não poderiam, portanto, ficar de fora dessa discussão. Esse evento não é importante apenas para a instituição, mas também para toda a sociedade”, discursou.

Maria Goreth Araújo Reis, Pró-Reitora de Extensão que esteve no evento representando o Reitor, lembrou o papel do aluno enquanto cidadão capaz de melhorar escola, comunidade e país. “Que nós possamos nesses dias aproveitar para discutir e debater esse tema tão importante que foi colocado aqui e que os alunos possam aprender e repassar o que viram aos seus colegas nos campi, para que tudo o que foi visto neste encontro seja colocado em prática”, disse.

O Diretor de Assuntos Estudantis, Antônio Carlos Costa de Souza, destacou os objetivos do evento e parabenizou a presença de representantes dos campi, comentando também sobre a importância em se discutir política no ambiente acadêmico. “Não é raro na história do Brasil alunos que saíram da cadeira de alunos para cadeira de presidentes de Diretórios Acadêmicos e presidentes de Centros Acadêmicos de Grêmios Estudantis e alunos que saíram das cadeiras de Grêmios e Centros Acadêmicos para fazerem parte da Gestão Pública do Brasil como deputados, vereadores, prefeitos e presidentes. E esse é o momento certo de começar a discutir política nesse país”, comentou.

Fernando Antônio Rebouças Sampaio, Diretor-Geral do Campus Ji-Paraná, argumentou que o Encontro de Lideranças Estudantis é fundamental para o crescimento da instituição. “Não é fácil ser gestor de uma instituição em que a comunidade não participa, pois a mesma é uma auxiliar muito forte em todos os segmentos”, resumiu.

Um dos alunos que participa desta edição do evento é Miquéias Ferreira da Silva, que cursa o Técnico Integrado ao Ensino Médio em Química no Campus Ji-Paraná. “Sou líder de turma e pra mim esse é um papel fundamental, pois ele que coleta todas as opiniões e problemas dos alunos que acontecem na sala de aula e repassa para a CAED ou outro departamento responsável, representando os alunos da turma”, descreveu o jovem.

Sobre o Encontro de Lideranças Estudantis

O evento tem como objetivo principal proporcionar aos discentes um momento para discutir sobre os seus direitos e deveres no processo de construção da Instituição IFRO e da sociedade em que vive e atua como sujeito de transformação.

Como espaço coletivo de discussões, as palestras, os grupos de estudos e os debates proporcionam aos estudantes uma oportunidade para exporem suas opiniões e sugestões a fim de contribuir com a gestão do IFRO.

Com mais esse evento, o IFRO cumpre sua missão e seu compromisso de investir numa gestão participativa e democrática aos servidores e alunos.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/09_Setembro_2017/14.09.17/lideranças_