Campus Ji-Paraná debate leitura, linguagens e identidade cultural

Publicado: Segunda, 07 de Agosto de 2017, 18h32 | Última atualização em Segunda, 07 de Agosto de 2017, 18h40 | Acessos: 1926

Campus Ji Paraná Simpósio 4

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Ji-Paraná, sediou nos dias 1 e 2 de agosto a segunda edição do Simpósio de Leitura, Linguagens e Identidade Cultural (SILLIC). Organizado pelo Grupo de Leitura, Linguagens e Identidade Cultural (GELLIC) o evento contou com a participação de professores das redes pública e privada e acadêmicos de licenciaturas.

O tema deste ano foi “Os gêneros discursivos na construção da competência linguística". A proposta foi fomentar discussões acerca dos gêneros discursivos, destacando elementos essenciais na construção da competência linguística. Estiveram em debate a leitura e a escrita na perspectiva dialógica, estratégias para o letramento e leitura na perspectiva interdisciplinar, e outros temas que permeiam tanto as pesquisas do campo educacional como as práticas de ensino.

Dentre as atividades disponíveis no evento estavam minicursos, oficina, palestra e mesa redonda.  “Faço uma avaliação muito positiva do trabalho, não só por termos conseguido realizar aquilo que havíamos projetado, mas, sobretudo, pela participação efetiva dos que se propuseram a fazer a oficina. Tivemos discussões de alto nível que proporcionaram reflexões aprofundadas acerca do entendimento das coisas. É necessário parabenizar a equipe organizadora do evento, prof. William e eu ficamos impressionados e extremamente felizes com a força do GELLIC. É gratificante ver os colegas firmes na labuta por um IFRO realizador e cada vez mais forte”, disse o Pró-Reitor de Ensino, Moisés José Rosa Souza, que juntamente com o professor William Kennedy, realizou a oficina intitulada “Leitura de Mundo – exercícios para a percepção da realidade”.

Segundo um dos organizadores do evento, professor Luís Ribeiro Medeiros, a realização do simpósio teve uma importância fundamental para o GELLIC, e por extensão ao IFRO, por contribuir com a formação continuada dos docentes que estão atuando nas diferentes redes de ensino, como também aos acadêmicos que estão se formando para o magistério. “Desta forma, o simpósio torna-se uma oportunidade de levar à comunidade de Ji-Paraná e a outros municípios circunvizinhos, os estudos realizados pelo GELLIC, em parceria com outras instituições de ensino, no campo da leitura, linguagem e identidade cultural, que, em última análise, terá reflexos diretos na sala de aula, integrando o tripé do ensino, pesquisa e extensão, que é o alicerce do IFRO”, ressaltou o docente de Língua Portuguesa.

Adriana Rosely Silva, Técnica em Assuntos Educacionais do IFRO, participou pela segunda vez do simpósio e pretende comparecer nas próximas edições. “Porque mesmo que haja temas que já possuo um pouco de conhecimento, a forma como são abordados é muito interessante. O evento foi proveitoso, visto que os temas auxiliam muitos professores nas aulas. Participei do minicurso "Análise do discurso e suas aplicações nos gêneros discursivos" e compreendi que é através de uma reflexão que o professor faz com que os alunos se tornem leitores críticos. Além disso, na palestra de abertura "A leitura como objeto de ensino numa perspectiva interdisciplinar" percebi que não tem como fazer com que os alunos sejam leitores se, quem trabalha na educação, não for um bom leitor antes de tudo, pois os professores têm uma influência muito grande na vida dos estudantes”, relatou a participante.

Para a professora de Língua Portuguesa do IFRO Campus Jaru, Erica Cayres Rodrigues, o simpósio foi um momento que suscitou inúmeras reflexões importantes sobre o processo de ensino da leitura e produção textual dos diversos gêneros discursivos, “levando-nos a perceber que formar um leitor crítico não depende só de colocar o aluno para ler, mas sim ajudá-los a construir os sentidos presentes nos diversos gêneros textuais”, comentou.

• Campus_Ji-Paraná_-_Simpósio__10
  • Campus_Ji-Paraná_-_Simpósio__11