Alunos do Campus Ji-Paraná visitam Escola Superior de Contas do TCE

Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2017, 14h38 | Última atualização em Quarta, 28 de Junho de 2017, 14h56 | Acessos: 2362

Campus Ji Paraná 4

Acadêmicos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, realizaram na semana passada, uma visita técnica à sala de aula II da Escola Superior de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, no município de Porto Velho (RO).

Segundo a coordenação da atividade, durante a visita os alunos puderam conhecer as rotinas de trabalho e as tecnologias do setor. Com o propósito de aperfeiçoar a prática profissional com uma experimentação adequada do mercado de trabalho, vivenciaram a aplicação dos conhecimentos teóricos na prática de uma empresa de tecnologia da informação real.

Os alunos tiveram contato direto com o desenvolvimento de software, experiência prática de suporte, instalação e manutenção de infraestrutura de computadores e desenvolvimento de software a nível profissional.

A visita contou com palestra ministrada pelo secretário estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação, Marcelo Araújo Rech. Logo após a palestra, uma oficina foi ministrada pelo chefe da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas, Raphael Heitor Oliveira de Araujo, sobre Qualidade de Software e Desenvolvimento, apresentando as tecnologias utilizadas pelo Tribunal e suas funcionalidades. Além disso, os estudantes foram informados sobre a importância da multimídia no desenvolvimento de softwares e também sobre a utilização de softwares gratuitos pelo Tribunal de Contas.

A Professora Ilma Rodrigues de Souza Fausto ressaltou que o TCE possui uma notável infraestrutura de tecnologia da informação, além do desenvolvimento de software em Porto Velho-RO, o que proporciona um ambiente de aprendizagem para os acadêmicos de ADS.    “A visita técnica ao TCE-RO foi extremamente proveitosa devido à disponibilidade do órgão em oferecer a experimentação prática do ambiente de desenvolvimento de software e infraestrutura necessários para o aprendizado efetivo dos alunos do Campus em Ji-Paraná”, destacou.

Para a discente Dâmaris Sanches dos Santos Resende, a visita técnica possibilitou ver a prática do que os estudantes estão adquirindo  na formação. “Conseguimos identificar alguns pontos interessantes para focarmos conforme formos estudando, direcionando o estudo a partir da tendência que cada aluno tem pra área. Tivemos contato com o ambiente de trabalho e pudemos sentir como funcionam as interações entre eles, o controle pessoal de cada um sobre suas obrigações e atribuições. Deu-nos uma boa noção do que vamos encontrar quando formos para o mercado de trabalho”, contou.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/06_junho_2017/28.06.17/ji-paraná_