IFRO participa do Seminário Regional em Tecnologia

Publicado: Terça, 27 de Junho de 2017, 12h10 | Última atualização em Terça, 27 de Junho de 2017, 12h12 | Acessos: 1686

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) esteve representado no Seminário Regional em Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável, que objetiva a criação do primeiro Polo Agroindustrial Tecnológico de Rondônia. A organização do Seminário foi do Governo do Estado de Rondônia, fomentando a importância de se ter um polo tecnológico para a região central.

O Seminário ocorreu no dia 22 de junho, com a presença de empresários, universidades, políticos e governo. Também estavam presentes palestrantes ligados ao processo de implantação dos polos tecnológicos em Taubaté/SP, Santarém/PA e Gurupi/TO. Na oportunidade, vislumbrou-se a agregação de valor das cadeias produtivas, a busca do salto do valor agregado, o poder de abrir pontos em mercados mais exigentes e competitivos, além de suscitar a discussão em busca de desenvolvimento com inovação tecnológico sustentável. A atuação dos polos tecnológicos pode abranger diversas áreas: industriais, comércios, agronegócios e serviços, por exemplo.

Conforme o Diretor de Programas e Projetos de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/IFRO), Sergio Loss, o evento tratou do “desenvolvimento regional sustentável, que é uma das finalidades do IFRO. Neste contexto, foram discutidos assuntos que fazem parte do nosso cotidiano, como a inovação tecnológica e o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo para a geração de negócios, emprego e renda”. Ele complementou dizendo que a participação da PROEX contribuiu para “divulgar as ações do IFRO e, especificamente, demonstrar o que estamos fazendo de concreto para o desenvolvimento regional sustentável com tecnologia e inovação no Estado”.

No evento do Campus Ji-Paraná, estavam presentes a Coordenadora de Integração Escola, Empresa e Comunidade, Ellen Vieira Pacífico Silva, e a Coordenadora de Comunicação, Fernanda de Rodrigues de Siqueira. No IFRO, está no primeiro ano de funcionamento a Rede de Incubadoras de Rondônia (Redinova), com as incubadoras dos Campi Porto Velho Calama e Zona Norte. No Campus Ji-Paraná a incubadora está em processo de implantação.