Projeto leva incentivo à prática textual e à leitura

Publicado: Domingo, 18 de Junho de 2017, 16h00 | Última atualização em Terça, 27 de Junho de 2017, 10h01 | Acessos: 1581

Projeto de Extensão Campus Ji Paraná 4

A educação voltada a formar cidadãos críticos capazes de intervir de forma ativa na sociedade. Com este objetivo o projeto “Leitura Cidadã” desenvolvido por servidores do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, realizou ações no Abrigo de Menores da cidade, mantido pela Prefeitura Municipal.  O Projeto de Extensão aprovado institucionalmente ocorreu durante o ano de 2015, com objetivo desenvolver a prática textual por meio da estruturação de textos, coesão e coerência textuais, parágrafo, tópico frasal e desenvolvimento.

Segundo a Bibliotecária do Campus Ji-Paraná, Cleuza Diogo Antunes, “o projeto foi importante porque revelou que as atividades desenvolvidas contribuíram significativamente para o resgate da autoestima das crianças. Elas se sentiram valorizadas e capazes de desenvolver as atividades propostas graças ao estímulo recebido. As ações não só possibilitaram novas experiências em relação à leitura e escrita, como também estimularam os menores a continuarem os estudos e almejarem uma profissão. A coletânea de textos foi determinante para a valorização pessoal e para o resgate da autonomia dos meninos e meninas. Um dos participantes que gosta muito de escrever afirmou que seu sonho era um dia escrever um livro”. O projeto contou com a colaboração de professores, pedagogas e alunos do IFRO e de representante da biblioteca da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/IFRO) em 2015, o Projeto de Extensão desenvolveu atividades artísticas, de promoção da leitura e escrita no Abrigo, buscando contribuir para o resgate da cidadania das crianças e adolescentes amparados pela unidade. As ações culminaram com a elaboração de uma coletânea de textos produzidos pelos menores participantes. A instituição, que funciona como um lar provisório para crianças em situação de vulnerabilidade, no início do projeto acolhia 12 crianças e adolescentes, chegando a 23 nos meses seguintes.

Para demonstrar a importância do projeto, os participantes conseguiram publicação na Revista Educação Pública da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), na edição de junho de 2017, do Relato de Experiência do Projeto de Extensão Leitura Cidadã intitulado “A leitura e a escrita na promoção da cidadania: uma experiência da Biblioteca do IFRO/RO no Abrigo de Menores de Ji-Paraná”. A partir das atividades de leitura e escrita os servidores do campus puderam contribuir também com a autonomia das crianças, “ao final do Projeto, os menores viveram a experiência de serem autores de uma coletânea literária, para a qual cada um dos que já sabiam escrever produziu um texto. Receber o livro impresso gerou um sentimento de realização pessoal e autoestima visível entre eles, sentimentos esses que irão contribuir para formar sua criticidade”, foi a avaliação final.

• Projeto_de_Extensão_-_Campus_Ji-Paraná_1
  • Projeto_de_Extensão_-_Campus_Ji-Paraná_2