Semana do Meio Ambiente é iniciada no Campus Ji-Paraná

Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2017, 12h54 | Última atualização em Quinta, 01 de Junho de 2017, 12h54 | Acessos: 2611

Semana Meio Ambiente 2

Até esta sexta-feira (2), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, realiza a Semana do Meio Ambiente. As primeiras atividades ocorreram no dia 31 de maio, com a realização de um pit stop às 8 horas com as turmas de Química, Florestas e Informática na Avenida Menezes Filho, no Bairro 2 de Abril, em frente a SEMEIA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente). Além do município, são parceiros do evento a Secretaria do Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) e o Projeto de Universalização da Água de Ji-Paraná (PTSA).

Na manhã desta quinta-feira (1), ocorreu a abertura da Semana do Meio Ambiente. Participaram alunos do 4º ano de Florestas e de Química de palestras a respeito dos “Recursos Hídricos” e “Influência e Uso da Ocupação do Solo na Qualidade das Águas em Microbacias Urbanas do Município de Ji-Paraná”. Na sexta-feira (2), às 8h30 e às 16 horas, o tema da palestra a ser feita pelos integrantes do PTSA será o “Uso Consciente da Água”, com todos os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Para Claucia Sales Avelino, membro do PTSA, a Semana do Meio Ambiente é de suma importância para conscientizar a população sobre os recursos disponíveis no meio ambiente, “a importância da água no planeta é de tamanha proporção visto que é um elemento essencial para a sobrevivência de animais e vegetais na Terra. Quando há falta de água, a vida está ameaçada uma vez que a água e a fonte de vida do planeta. As parcerias realizadas permitem uma potencialização das ações visto que se tornam mais abrangentes e, portanto, mais eficazes. Há uma grande troca de conhecimento, saberes e isso torna o trabalho bastante gratificante”.

Sobre a parceria com o IFRO, Claucia Avelino avalia que “há ainda, a particularidade de trabalharmos com jovens cheios de energia e disposição o que nos motivou muito, quisera nós ter sempre está disposição em nosso dia a dia”.

“O papel que o meio ambiente exerce sobre a vida é de extrema importância, partindo disso, faz-se necessário mobilizar todos para que o mesmo seja preservado. Dessa forma, o referido projeto foi idealizado para subsidiar os alunos do IFRO a compreender diversos fatores ambientais e promover à conscientização a preservação do meio ambiente aos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio bem como a comunidade externa por meio do pit stop”, avalia a organizadora do evento pelo IFRO, Fernanda Rodrigues de Siqueira.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/06_junho_2017/01.06.17/meio-ambiente