"Bem-vindos a 2017: Seja parte do mundo IFRO" é realizado em Ji-Paraná

Publicado: Segunda, 06 de Fevereiro de 2017, 08h50 | Última atualização em Quinta, 13 de Abril de 2017, 12h01 | Acessos: 4095

recepção alunos Ji Paraná

Com objetivo de desenvolver atividades de recepção e volta às aulas aos alunos novatos e veteranos do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, a equipe do projeto "Bem-vindos a 2017: Seja parte do mundo IFRO” foi até as salas de aulas dos alunos do primeiro ano dar as boas-vindas a todos na quinta-feira (02). Foram realizadas dinâmicas de apresentações como quebra-gelo, proporcionando momentos de interação, lazer e informação a todos. A Coordenação de Assistência ao Educando também ressaltou algumas normas do IFRO. Após isso, os alunos do 4º ano de Florestas deram boas-vindas aos novos alunos e caminharam com eles pela escola a fim de mostrar todos os setores e a infraestrutura do campus. Mais tarde, todos os alunos foram ao auditório, onde foram recepcionados pela Direção de Ensino e da Coordenação de Assistência ao Educando, houve apresentações da banda do campus e a realização de um teatro mostrando a expectativa dos alunos que vêm estudar no IFRO e a realidade deles, garantindo muitas risadas.

A Assistente de Alunos, Lívia Catarina Matoso dos Santos Telles, relatou que este foi um momento de interação e acolhimento, dois fatores essenciais para o sucesso dos alunos nos cursos, “é uma forma de aproximação e troca de experiências”. Para a aluna do 4º A de Florestas, Maria Isabel Lima Barriviera, que ajudou na recepção dos alunos, essa atividade foi desenvolvida para desmitificar que a ideia dos quartos anos são superiores aos primeiros anos, “no ano que entramos essa ideia era muita presente, onde muitas vezes nos sentimos um pouco deslocados. Portanto, não queríamos passar essa ideia aos alunos do primeiro ano de agora, então para quebrar essa ideia, nós nos reunimos e decidimos fazer isso, pois acreditamos que ao nos manter unidos com outras turmas teremos mais sucesso nas ações e para melhoria do IFRO se todos trabalharem de forma conjunta”.

Após a realização do teatro na abertura, o egresso Wellynton Dyonata Batista Lopes, agora Técnico em Química, deixou a seguinte mensagem aos alunos do período matutino, em especial aos primeiros anos no sentido de levar para a vida os aprendizados deste período escolar: “Espero que vocês aproveitem bastante essa fase no IFRO, para que no final vocês vejam que a sua turma é a sua família por muito tempo, porque querendo ou não vocês passarão uma boa parte do tempo aqui, como se fosse a sua segunda casa. E eu tenho certeza que quando chegar ao final do curso vocês vão olhar para trás e sentir muita falta disso tudo, pois dói muito sair daqui e deixar pessoas queridas que conhecemos, tanto alunos quanto professores e técnicos que estão com a gente todos os dias”.

Já no período vespertino, quem deixou a mensagem foi o aluno Weliton do Nascimento Alexandre, também Técnico em Química: “Espero que vocês deem valor ao que vocês têm hoje aqui no campus, porque quando entramos ainda nem tínhamos quadra, espaço de convivência, passarelas, e hoje vocês possuem uma estrutura bem melhor. Além disso, vocês pegarão muitas matérias mais complicadas, as dificuldades virão, mas vocês vão ver que tudo valerá a pena. Portanto, aproveitem tudo o que vocês têm, tanto os professores quanto os amigos, porque o IFRO proporciona muita coisa boa a vocês e um grande diferencial é o bom relacionamento que temos com os servidores”.

Além da recepção aos alunos dos cursos integrados ao Ensino Médio, também foram recebidos os estudantes do Subsequente ao Ensino Médio e da Graduação, no período noturno. No auditório, houve um momento informativo sobre o funcionamento do IFRO e uma palestra ministrada pela psicóloga Magda Tatagiba, que abordou o tema “Inteligência Emocional”. O público foram os alunos de CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnólogo) e Química (Licenciatura). Em nome da Direção Geral do Campus, o Diretor de Ensino (DE), Luís Ribeiro Medeiros, ofereceu boas-vindas a todos e destacou que estudar não é fácil, mas vale a pena. “A minha experiência de vida demonstra que não está fácil, mas faz a diferença no mundo em que vivemos. Nós estamos trabalhando para que, na medida do possível, possamos manter um bom curso, inclusive fazendo novos investimentos. Sugiro dedicação de cada um que escolheu o IFRO para formação acadêmica, como contrapartida, a dedicação, pois o seu futuro profissional dependerá disso”, expôs.

A coordenadora interina do Curso Técnico em Química, Juliana Aparecida da Silva, e o coordenador do Curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Michel Silva (também fizeram uso da palavra. “A escolha de ADS é uma proposta para ganhar dinheiro, por isso, é preciso se capacitar para a função e, assim, ser bons profissionais para atender a demanda do mercado que temos”, falou Michel. Já Juliana resumiu “espero que este ano seja proveito e com bons rendimentos”.

Ainda no período noturno, a psicóloga Magda M. K. Tatagiba destacou em sua palestra que Inteligência Emocional é um elemento cada vez mais exigido no mercado de trabalho. Segundo ela, para “muitos faltam autodomínio, autoconsciência e autoregulação e, para desenvolver estas atividades é preciso aplicar competências, ou seja, gerenciamento de agressões, motivação concentrada para atingir metas, adaptabilidade e, ainda, iniciativa”, mostrando que há pessoas extremamente inteligentes e desequilibradas emocionalmente e, com isso, perdem oportunidades profissionais por não ter a sua “emoção” à altura para o cargo na empresa.

• 02-02-17_Recepção_Cursos_Técnicos_Integrados_ao_Nível_Médio_-_Ji-Paraná_25
  • 02-02-17_Recepção_Cursos_Técnicos_Integrados_ao_Nível_Médio_-_Ji-Paraná_26