Ciência Alimentando o Brasil é o tema do IV Day Software

Publicado: Quinta, 03 de Novembro de 2016, 12h02 | Última atualização em Quinta, 13 de Abril de 2017, 11h17 | Acessos: 1933

DSC05778A quarta edição do Day Software, realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, teve como objetivo apresentar aos alunos e servidores, tecnologias de empoderamento das profissões e promover a interação entre os cursos do IFRO e demais instituições parceiras. Foram realizadas exposições de banners de diversas áreas do conhecimento, palestras, minicursos, o II Despertamento à Química e a mostra “Bioquímica na cozinha”. O evento foi aberto à comunidade e contou com a participação de alunos de mais de 15 escolas públicas possibilitando aos estudantes a oportunidade de conhecer a infraestrutura do Instituto e receberem informações sobre o PSU 2017.1.

O evento foi protocolado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e os resumos das palestras serão encaminhados para publicação na revista do Day Software com registro ISSN (International Standard Serial Number).
A organizadora do IV Day Software, Érica Cayres Rodrigues, destacou a importância da realização do evento para inserir os alunos no trabalho científico, abordando a importância da tecnologia para a produção científica e inserindo a comunidade externa. “Acredito que a comunidade externa se sente inserida. Este é o momento que abrirmos para a comunidade se aproximar do instituto, para que possam aproveitar algumas coisas referentes ao conhecimento”, afirmou.

O trabalho de Atividades Práticas de Ensino Supervisionado e Análise e Desenvolvimento de Sistemas para escolha de um notebook teve como objetivo auxiliar alunos e empresas na escolha de um notebook para a aquisição, através de questionário de análise do perfil e necessidade. “Esse levantamento de dados é importante para que a pessoa possa comprar uma máquina que possa durar mais tempo. Muitas vezes compramos uma super máquina, mas não conseguimos utilizar tudo que ela oferece”, disse Pedro Junior da Rocha Brito, realizador do projeto.

A exposição de banners contribuiu com os acadêmicos no aprendizado de como realizar uma pesquisa, vender um produto e orientar uma empresa na aquisição do produto certo. “Os banners expostos no evento contribuíram para nós acadêmicos que desenvolvemos o trabalho”, finalizou Pedro.

Nesta edição do Day Software teve a mostra “Bioquímica na cozinha”, que possibilitou a prática do conhecimento adquirido pelos alunos. “Eles utilizaram o conhecimento que adquiriram desde o início do ano até aqui. [....] Demos a oportunidade para que os alunos pudessem apresentar os trabalhos e exporem seus conhecimentos ao público”, explicou a professora Camila Butim Lopes.

• DSC05778
  • DSC05901